Etapa 1 teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Para que o indivíduo tenha domínio completo da Teoria da Contabilidade é necessário que o mesmo conheça os princípios e características da teoria Contábil através dos termos mais utilizados, como:ativo, passivo, patrimônio líquido, goodwill, despesa, relatório contábil, ente outros.
A interpretação correta de um relatório Contábil contribui para uma melhor fixação desses termos e assim torna aContabilidade como uma ferramenta fundamental para os registros e gestão de uma Organização.
Essa teoria auxilia diretamente nas tomadas de decisões de uma empresa, mais para que isso ocorra os dadose informações devem ser corretos, visto que os mesmos demonstram as causas e efeitos de um determinado período.
O ativo de uma empresa está relacionado aos bens e direitos da mesma, ou ainda aaplicação de recursos, além disso, são conhecidos na sua essência como benefícios econômicos futuros (promessa futura de caixa).
Muitos autores evidenciam que os ativos intangíveis e intelectuais são osprincipais itens na geração futura de riquezas para a empresa, porém na prática não são bem empregados ocasionando divergências nas projeções das Organizações.
O ativo intangível é como um direito abenefícios futuros que não possui corpo físico, e que é criado a partir da inovação por práticas organizacionais e pelos recursos humanos, um exemplo bem claro disso é que investimentos com a marca daempresa podem no futuro trazer retorno econômico a mesma.
Já o ativo intelectual é o nome dado a toda a informação, transformada em conhecimento que se agrega àqueles que você já possui e que podeser revertida positivamente a favor da entidade.
Além desses termos tradicionais existem termos criados muito recentemente, porém que trazem inovações para a Teoria da Contabilidade, como: teste deimpairment (avalia a perda de um ativo), fair value (valor justo) e marking to market (marcação de mercado).
O termo passivo tem gerado muitas discussões e na grande maioria o mesmo não é definido...
tracking img