Etapa 1 e 2 teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Etapa
A evolução histórica da contabilidade

- Passo 2
* Qual a origem da contabilidade?
A contabilidade existe desde o inicio da civilização .Alguns teóricos preferem dizer que ela existe , pelo menos , desde 4000 antes de Cristo . A função da contabilidade era avaliar a riqueza do homem, avaliar seus acréscimos e decréscimos dessa riqueza.
* Quais os primeiros sinais de queexistia contabilidade na antiguidade?
Quando o homem sentiu a necessidade de verificar seu rebanho se havia crescido .Mas como contar seu rebanho e avaliar seu crescimento se não existia números . Havendo um pequeno monte de pedrinhas ao seu lado , o homem separa uma pedrinha por cabeça de ovelha ,executando assim o que o contabilista chamaria hoje de inventário.

- Passo 3

A contabilidade naépoca que não existia moedas
Imagine um homem na antiguidade, sem conhecer números, a escrita nem moeda (dinheiro), exercendo atividade de pastoreio.
Ainda que ele nunca tenha aprendido sobre meses do ano ,ele sabe a neve está se aproximando , pois as folhas das arvores ficaram amarelas e caíram e assim ocorreu no passado por inúmeras vezes.

A contabilidade no inicio de tudo
Antes que caisse aprimeira neve,ele recolhia seu rebanho num aprisco para protegê-lo do frio que matava.
De repente , o homem se questiona, "quando será que meu rebanho cresceu desde do ultimo frio até hoje? Será que o meu cresceu mais que o Floreto?"(Floreto era o pastor de ovelhas visinho mais proximo deste homem na antiguidade). Este homem ,assim como qualquer um, eraambicioso , tinha desafios e queria ver suariqueza aumentando.
Aqui entra a função da contabilidade já no inicio da contabilidade já no inicio da civilização : avaliar a riqueza do homem; avaliar os acrescimos ou descrescimos dessa riqueza.
Mas como contar o rebanho e avaliar seu crescimento se não existiam numeros (da forma que conhecemos hoje), nem escrita e ,muito menos , moeda .Havendo um pequeno monte de pedrinhas ao seu lado , ohomem separa uma pedrinha para cada cabeça de ovelha ,execultando assim o que o contabilista chamaria hoje de inventario .Após o termino dessa missão o homem separa o conjunto de pedrinhas ,guardando-as com muito cuidado , pois o conjunto representava sua riqueza naquele momento.

Um processo se repete
O sol voltava a aquecer a montanha do homem do pastoreio. A superfície da montanha voltava aficar verde e lá ia ele dirigindo o seu rebanho protegendo-o contra os predadores, administrando, assim, a sua riqueza. Passando algum tempo, novas ovelhinhas surgiram e já se percebia que o nascimento era maior que a mortalidade e o descarte .A lã era tirada e parte dela negociada em troca de alguns equipamentos rudimentares de caça e pesca.
Novamente a neve caia. No aprisco (uma grande caverna noalto da montanha ) ,estavam de volta o pastor e seu rebanho .Nada mais natural do que fazer nova contagem do seu rebanho .Um novo conjunto de pedrinhas era separado ,uma pedrinha por cabeça de ovelha.

Resultado positivo = Lucro?
Ao comparar o atual conjunto de pedrinhas com o anterior, feito no inverno passado, o pastor constata que houve um excedente de pedrinhas, e isso representava que eletinha bem-sucedido naquele período, ou seja, houve um acréscimo real no seu rebanho.
Todavia, o pastor não estava satisfeito pelo fato de apenas avaliar o crescimento do plantel. Ele sabia que seu rebanho havia produzido lã naquele período. A lã proporcionará não só o agasalho para proteger sua família como também fora utilizada como meio de troca na aquisição de instrumento de caça e pesca.Um inventario completo
O homem estimava que, se fossem trocar ovelhas por agasalhos, precisaria de pelo menos duas cabeças para suprir sua família neste inverno. Como o seu próprio rebanho havia produzido, ele separa duas novas pedrinhas correspondentes a duas ovelhas ,representando aquele adicional de riqueza da sua família .Os instrumentos de caça e pesca obtidos equivalem a três ovelhas...
tracking img