Estudos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Qual o ponto de vista entre religião, ateísmo e ciência?
RELIGIÃO: AS TRÊS PRINCIPAIS RELIGIÕES
Cristianismo
A religião Cristã tem como pano de fundo uma história de apenas seis mil anos de existência no planeta terra. Segundo os relatos biblicos somos feitos a imagem e semelhança de Deus, e o que é Deus? Deus na Biblia pode ser entendido como um ser com atributos máximos, Ele tem o poder daOnipotência, oniciência e onipresença. E que toda a raça humana veio de Adão e Eva. Ou seja somos parte do que hoje se compreeende como criacionismo. Mas, essa é a religião do mundo ocidentalizado, se pegarmos a história da religiao do mundo oriental, veremos que também tem várias religiões com histórias muito parecidas com a do mundo ocidentalizado, desde os tempos mais remotos o homem, sempreprecisou acreditar em um ser superior, alguem que o cuidasse mais do que a figura paterna humana, e por isso se da um nome Carinhoso a Deus, muitas raças e povos os chamam de Pai, existe um número muito grande de religião pelo mundo. Hoje em pleno seculo XXl, dentro do mundo ocidentalizado, vivemos em um mundo Cistianizado, ou seja vivemos em uma era determinada pelos feitos de um Homem chamadoJesus Cristo, esse veio ao planeta terra a cerca de dois mil anos atrás, e não só influenciou seus contemporaneos, como tambem seus hodiernos, a raça humana usa os termos mais variados para descrever esse Cristo, a começar do tempo, hoje estamos no ano de 2012 depois de cristo, até mesmo o tempo foi influenciado por esse homem.
Budismo (Buda)
Siddhartha Gautama, o fundador do budismo, nasceuprovavelmente no ano de 543 A.C, em kapilavastu, no Nepal, não há informações que se possam considerar corretas a respeito do ano do seu nascimento ou de sua morte. Na Ásia do Norte seu nascimento é comemorado no dia 08 de abril; mas no sudeste Ásiatico no dia de lua cheia do mês de maio, o dia que se comemora tambem sua iluminação e morte. Os japosneses acreditam que tenha morrido em 386 ou 383 A.C.dentre os vários títulos de Siddhartha encontramos “Buda” que em sânscrito significa “despertado” ou “iluminado” “Çakyamuni”, o santo dos Çakya, sua tribo, “Babhavat” “Tathagata” e “Jina” que signifiacam respectivamente “senhor”, o que veio da verdade e o vitorioso.
Kapilavastu era uma espécie de oligarquia tribal e o pai de gautama, Çuddhodana era o seu chefe, segundo a tradição o nascimento deSiddharta se deu nos jardins de Lumbini, quando Maya sua mãe se dirigia a casa para dar a luz. Maya morreu sete dias após o parto, e o menino foi educado, por uma tia, Mahaprajapati, que mais tarde se tornou a primeira monja budista, crescido, Gautama desposou sua prima Yaçodhara, que lhe deu um filho de nome Rahula. Aos 29 anos de idade, Gautama teve sua crise religiosa. Tudo que se diz da suaexperiencia religiosa se baseia na lenda dos quatro encontros. Conta-se que fora dito ao Rei Çudddhodana que, se ele quisesse evitar que o flho o abandonasse, devia isolá-lo do mundo impedido de ver o sofrimento, dessa forma, o jovem Siddharta foi educado com todo conforto e luxo possivel, até que um dia, acompanhado de seu escudeiro – cocheiro Xanna, fez quatro passeios, sucessivos. No primeiro, viuum velho enrugado, tremulo, apoiado numa bengala. “O QUE É ISSO” “É A VIDA MEU SENHOR”, respondeu este é a mesma coisa que aconteceu quando Siddharta encontrou um enterro e um doente coberto de chagas. Dessa forma, Gautama conheceu a dor, a morte e o tempo que tudo consome. Mas no quarto passeio, avistou um homem com uma magreza espantosa, nú possuindo apenas uma tigela de esmolas, que, entretanto,tinha o olhar sereno de um vencedor. Era um monge asceta, um home que vencera a dor a morte e a angustia em busca do Atman (eu) e o colocaram em conexão com o mar eterno do ser, que flui das aparências ilusorias. Depois da festa do palácio, em louvor do nascimento de seu filho, pela manhã, ele beija a mulher e o filho que dormem, e foge conduzido pelo seu cocheiro. Mais a frente, troca de roupa...
tracking img