Estudos disciplinares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Slump Test
O teste de abatimento do tronco de cone deve ser executado de acordo com a NBR NM 67, utilizando o Cone de Abrams, que é constituído de um tronco de cone de chapa metálica, semelhante a um funil, com 30 cm de altura, base maior de 20 cm e base menor de 10 cm. O ensaio deverá ser feito sobre uma base rígida (chapa metálica) nivelada. De acordo com os procedimentos a seguir:
1. Aamostra de concreto deve ser recolhida depois de descarregar 0,5 m3 deconcreto do caminhão.
2. Preencher o cone com a amostra em 03 camadas iguais, aplicando com a haste metálica, 25 golpes uniformemente distribuídos em cada camada a fim de adensá-las.
3. Após a compactação da última camada, retirar o excesso de concreto e alisar a superfície com uma régua metálica;
6. Retirar o cone, içando-o comcuidado na direção vertical;
7. Imediatamente após a retirada do cone, coloque-o invertido ao lado da massa abatida e com auxílio da haste como referência de altura e mediça a distância entre a parte inferior da haste e o ponto médio do concreto, expressando o resultado em centímetros. O valor obtido determina a consitência do concreto.
Para o concreto comum, a medida ideal do abatimento é,aproximadamente 80±10mm.

Fig 6. Materiais utilizados para o ensaio.

Fig 7. Leitura Abatimento tronco de cone.
Resistência à Compressão
Os corpos de prova são as amostras utilizadas no ensaio que avalia a resistência de ruptura à compressão. Os corpos são submetidos a tensões até o rompimento, determinando assim, quão resistente é o concreto.
De acordo com a NBR 5738, deve-se preparar osmoldes, untando-os com uma camada de óleo mineral. Coloca-se o concreto uniformemente distribuído no molde, com o auxílio da concha, em camadas aproximadamente iguais. A primeira camada deverá receber 25 golpes em toda a seção transversal uniformemente, a segunda 30 e a terceira 75. Deve-se alisar a superfície dos corpos-de-prova com uma colher de pedreiro.
Os corpos-de-prova devem permanecer nasformas, nas condições de cura inicial, por 24h. Após a desforma, se necessário o transporte para o laboratório, os corpos-de-prova devem ser acondicionados em caixas rígidas com serragem ou areia molhada.
Geralmente, usa-se capear os CP´s com um material para retirar pequenas falhas de planicidade que porventura houver. O método consiste no revestimento dos topos dos corpos-de-prova com uma finacamada de um material que tenha uma boa aderência, seja compatível quimicamente com o concreto, seja fluido no momento da aplicação, quando endurecido apresente um acabamento liso e plano e que tenha uma resistência à compressão compatível com os valores obtidos em concreto.

Fig 8. Corpos de prova

Fig 9. Rompimento de corpo-de-prova
MÉTODO DE DOSAGEM - IPT/EPUSP
O método de dosagem desenvolvidopelo EPUSP/IPT constitui-se de uma atualização e generalização feita na Escola Politécnica da USP a partir de um método desenvolvido pelo IPT. Este método estabelece como resultado final de sua aplicação, um diagrama de dosagem grafado onde são representadas as leis de comportamento: Abrams, Lyns e Molinari.
Este método preconiza a formulação de curvas de dosagem para traços padrões (1:m)chamados de traço de referência, traço rico e traço pobre. Para atingir as características básicas do concreto, varia-se o fator água/cimento e o teor de argamassa com a finalidade de se obter um concreto com resistência, textura e consistência adequada à aplicação desejada.
Uma das fases mais importantes do estudo é a determinação do teor ideal de argamassa para o traço inicial, pois a adequabilidadedo concreto quando lançado na fôrma depende desse fator.
A partir das misturas realizadas determinam-se as curvas de dosagens para os materiais empregados.
Fig.10 Diagrama de dosagem – Método IPT/EPUSP.
DOSAGEM
A dosagem é a seleção e mistura dos componentes do concreto, tendo como finalidade a obtenção de propriedades previamente estabelecidas. Consiste em definir o traço ou seja, a...
tracking img