Cadeia de abastecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CADEIA DE ABASTECIMENTO











DISTRIBUIÇÃO: A distribuição está relacionada à maneira como o produto é disponibilizado nos canais de distribuição. Envolve: os custos de distribuição, o fluxo logístico e canais utilizados.
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA:
• A área da distribuição física trata da movimentação de produtos acabados ou semi-acabados para entrega aos clientes,ou seja, com mercadorias que a companhia oferece e que não planeja executar processamento posteriores.
Existem dois tipos de mercados (público) para os quais se deve planejar.
1. Usuário finais- são aqueles que usam o produto tanto para satisfazer suas necessidades como aqueles que criam novos produtos, que é o caso dos consumidores industriais. Os consumidores finais também podem ser companhiaque, por sua vez vendem os seus produtos aos seus clientes.
Ex: produto - chip para celular.
2. Intermediários- que não consomem o produto, mas que o oferecem para revenda, em geral para outros intermediários ou consumidores finais.
A diferença primordial entre estas categorias de compradores está no volume e no perfil de compra. Consumidores finais comumente adquirem pequenas quantidades esão em grande número (quando pessoa física). Suas compras são mais freqüentes do que aquelas feitas pelos intermediários.
Ex: distribuidores, varejistas

• Canais de distribuição : É uma rede (sistema) organizada de instituições que executam todas as funções necessárias para ligar os produtores aos consumidores finais. Existem para facilitar o acesso dos produtos ou serviços aos seusconsumidores. Por que a maioria dos fabricantes preferem colocar intermediários no processo de comercialização e não fazem todo o ciclo sozinhos? Os fabricantes não realizam o ciclo completo de comercialização - eles incluem intermediários (Distribuidores, Atacadistas, Representantes etc.) para complementar este ciclo, fazendo com que seja possível o produto sair do ambiente fabril e alcançar osconsumidores da melhor forma possível. Os grandes varejistas poderiam, por exemplo, fabricar os produtos que comercializam. Porém, por se tratar de uma grande quantidade de produtos, seria necessário o aporte de grande quantidade de recursos financeiros, além de forçar a empresa a atuar fora do seu negócio principal; Em outra situação os Fabricantes poderiam realizar todas as funções do canal,inclusive as vendas no varejo. A questão é, seria economicamente produtivo, também não estaria fugindo do seu negócio principal ? Ex: Coca-cola x Produtos eletrônicos
Alguns fabricantes administram e operam toda a cadeia comercial de seus produtos e montam estruturas magníficas, apoiam suas estratégias de distribuição em uma estrutura própria de lojas (lançando mão dos sistemas de franquia), mas nãodesprezam outros Canais de Distribuição como a venda direta por representantes.
Ex: Benetton, Boticário.
Fatores que determinam as estratégias de escolha do canal:
• Natureza do produto;
Ex: perecível, exclusivo.
• Grau de controle desejado;
Ex: caro, confidencial.
• Imagem esperada.
Ex: interesse social, certificações.
Mudança do papel do distribuidor : Forças externas que afetam opapel dos distribuidores:
• Consolidação e estreitamento das bases do fornecedor passando a distribuir diretamente ao grande varejista.
• Desregulamentação dos transportes em várias partes do mundo tem reduzido os custos de transporte ao mesmo tempo que aumentado a variedade de serviços(cross dock e distribuição pool). Esses novos serviços e estrutura de custo permitem aos fornecedores alcançarmuitos clientes;
• Avanços tecnológicos têm esvaziado algumas das tradicionais atividades dos distribuidores.Os clientes podem entrar com os pedidos eletronicamente na casa do fornecedor, sem passar pelo distribuidor; softwares de consolidação de cargas e frete colocam em cheque a necessidade de estocagem local feita pelo distribuidor;
• Crescimento de empresas que aderem à filosofia de...
tracking img