Novos softwares e hardwares para rede

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CURSO: INFORMÁTICA

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA INFORMÁTICA

NOVOS SOFTWARES E HARDWARES PARA REDE


WIRELESS
Grupo:

Adriana Farias de Medeiros

Leonardo Alves Machado

Marcus Aurelius Cordenunsi Farias (EU!)



SANTA MARIA
Agosto de 2000

TRABALHO APRESENTADO AO CURSO DE INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA NA DISCIPLINADE FUNDAMENTOS DA INFORMÁTICA
Professor: Cláudio Rocha Lobato

Índice

Introdução
Wireless
LANs Wireless e Wireless Bridges
Internet via Rádio
Bluetooth
Padrão IEEE 802.11
Apple investe em Wireless
WAP
Conclusão
Bibliografia

Introdução
A demonstração mais expressiva da inteligência humana sempre foi a capacidade de imaginar, criar e utilizar ferramentas para executar tarefas que,não seriam possíveis usando somente os recursos corporais. O homem faz isso desde o tempo das cavernas sempre criando soluções adaptadas para suas necessidades, como por exemplo: artefatos de pedra lascada, utilização do fogo, invento da roda, agricultura e pecuária, meios de transportes, entre outras coisas.
Hoje em dia as suas necessidades estão mais relacionadas com a qualidade de informaçãonecessária para o seu dia-a-dia, como por exemplo, um corretor da bolsa de valores que precisa saber o valor da cotação do dólar num determinado instante para concluir um negócio extremamente importante.

Essa qualidade e instantaneidade pode ser conseguida por intermédio de Wireless.

Wireless
O que é Wireless?
Wireless na tradução literal significa "COMUNICAÇÃO SEM FIO", e o utilizamos paratornar mais cômodo o acesso as redes de comunicação (Internet, LAN e WAN).

A aplicação da Tecnologia Wireless pode ser feita através computação móvel (celulares e palmtops), LANs que não usam fios e Internet via rádio.

Entre os vários tipos de redes de computadores que existem atualmente, um que ainda não é muito usado mas que promete se expandir num futuro próximo é o tipo Wireless.

Aprimeira aproximação entre comunicação móvel e Internet aconteceu por meio do SMS, o serviço de mensagens curtas via celular. O SMS, que começou a funcionar no país no ano passado, acrescentou ao celular as funções do pager. As pessoas passaram a ler recados, notícias e extratos bancários no visor do aparelho. Entre as operadoras que oferecem esse serviço estão a ATL, no Rio de Janeiro e noEspírito Santo, a Telemig, em Minas Gerais, a Telet, no Rio Grande do Sul e a Telesp, em São Paulo. Agora, o SMS passa a ser bidirecional e novas aplicações estão surgindo. Os celulares mais recentes, que começaram a chegar às lojas brasileiras em fevereiro, permitem enviar mensagens curtas de um aparelho para outro. No futuro vai dar para escrever e mandar e-mail pelo celular. Operadoras como a Telemig ea ATL já suportam esse serviço.

LANs Wireless e Wireless Bridges
Tradicionalmente, ligar prédios significava passar dados sob a terra. Mas agora, existe mais uma opção: a informação pode ser transmitida via rádio.
Essa maneira de transmitir informações reduz os custos associados com contas telefônicas e com a passagem de fibras sob a terra, especialmente em áreas onde há "direito depassagem".

Vejam que a comunicação sem fio pode ser usada tanto para ligar prédios quanto para redes internas, sendo bastante útil em redes que crescem rapidamente, uma vez que as wireless são mais fáceis de expandir do que as comuns, pois não exigem que a fiação seja modificada.

Apesar disso, as desvantagens também são consideráveis, como por exemplo, custo maior para aquisição de equipamento queopera com velocidade equiparável à de aparelhos modernos com fio. Outro item importante são os padrões, que apenas recentemente atingiram um bom nível, como o IEEE 802.11b e o Bluetooth, que ainda não está tão difundido.

Dos produtos que se utilizam dessa tecnologia, destacam-se os seguintes, que obtiveram boa classificação em testes nos EUA.

- Wireless Campus BridgeLink (RadioLAN): Usa...
tracking img