Estudos de casos de canais de distribuição e franquias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PORTIFÓLIO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E FRANQUIAS
CURSO: TEC. GESTÃO COMERCIAL.

INTRODUÇÃO

Nas palavras de Kotler (2000) canais de distribuição são canais de marketing e constituem “conjuntos de organizações interdependentes, envolvidas no processo de disponibilização de um produto ou serviço para uso ou consumo".
Diversas são as opções: atacadistas, varejistas, representantesexclusivos ou não, franquias, entre outros. O empresário pode optar por uma distribuição intensiva, (“quando objetiva atingir o maior número de consumidores”); seletiva (quando se busca trabalhar com mercados selecionados e em decorrência, com distribuidores idem); e exclusiva que corresponde, segundo Gobe et al. (2000), à situação em que “os revendedores trabalham somente com produtos de umdeterminado fabricante”.
A escolha do canal de distribuição depende exclusivamente da identificação do público-alvo pelo empresário. Logo, a utilização de canais de comercialização torna-se fundamental para que o produto possa estar à disposição do consumidor na hora e local certo. É difícil encontrar dois fabricantes que procedam de modo igual na escolha de seus canais de distribuição. Neste breveestudo escolhemos três produtos para que possamos discutir a intensidade do canal e justificar a prática de distribuição adotada por cada uma delas.

I – VIA UNO

Fundada em 1991, com 158 lojas no Brasil e ainda 112 lojas no exterior, estando presente em Cuba, Emirados Árabes, Chile dentre outros, com uma produção de oito milhões de pares sapatos por ano. Seu modelo de trabalho com franqueadosfoi reconhecido com grandes distinções. A empresa abriu suas portas em 1991, na cidade de Novo Hamburgo-RS, e foi com a marca Via Uno que deu seus primeiros passos, logo se transformando em exemplo de empreendedorismo. E não apenas por ter construído uma marca global, mas também por seu projeto de Franchising, iniciado em 2004 e que hoje conta com mais de 270 lojas, sendo 158 delas no Brasil e 112no exterior. Em 2009 e 2010 recebeu da Associação Brasileira de Franchising o "Selo de Excelência em Franchising". E internacionalmente, recebeu o prêmio The Business Award Franchise 2009, concedido pela Federação Francesa de Franchise e pela Reed Exhibition France (VIA UNO, 2012).
Sobre o setor de franchising brasileiro, o mesmo faturou R$ 39,8 bilhões em 2006 em 62,5 mil unidades franqueadas.O país conta com 1.013 redes de franquias, sendo que 90% delas são de origem nacional. Este total coloca o Brasil na quarta posição mundial em número de marcas, atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China (FAZENDA, 2012).
A escolha da franchising como canal de distribuição da marca, deve-se a vários fatores: sapatarias multimarcas cada vez mais populares, preço médio do mercado cada vezmenor e a concorrência focada em preço, aumento significativo das marcas próprias dos varejistas. Uma loja multimarca traz certa “confusão” para o cliente na hora da escolha o produto e a concorrência com produtos de qualidade inferior e de preço mais baixos traz uma grande dificuldade em trabalhar a marca em relação às demais. Para tanto se utilizou a loja piloto no Chile em 2004 para experiência devarejo. Com a franquia há uma padronização da loja, com consultoria especializada, layout de loja, software padrão e visual merchandising. A entrada no varejo monomarca trouxe a reboque a decisão de transformar a Via Uno em uma companhia de moda, encerrando a fase industrial da empresa, fundada em 1991. Nos últimos anos, a Via Uno se desfez das fábricas próprias - hoje, toda a produção éterceirizada. Com faturamento de pouco menos de R$ 500 milhões, a empresa reduziu seu quadro para cerca de 300 pessoas, concentradas nas áreas de estilo e marketing. Ou seja, com lojas exclusivas a marca cresceu, aumentando as vendas e produtividade.
O consumidor procura no atendimento de lojas exclusivas a facilidade de ser bem atendido e a certeza de encontrar o produto que procura daquela marca...
tracking img