Treinamento em franquias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I. PROJETO

1. Introdução
O sistema franchising permite um crescimento relativamente rápido da empresa franqueadora, pois é necessário um volume de capital inferior a de outras alternativas de desenvolvimento de negócios, através do trabalho em parceria com os franqueados, na busca da propagação da marca. No entanto, envolve alguns riscos e inseguranças que precisam ser corretamenteidentificados e mensurados.
Este estudo terá como foco o processo de seleção dos franqueados como forma de minimizar os riscos da não perpetuação da marca.

1. Resumo Histórico


Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF, 2006), existem no país quase 1000 empresas franqueadoras de suas marcas, serviços ou produtos. Isso significa, hoje, mais de 60 mil pontos de vendasdirigidos aos mais variados segmentos que registrou um crescimento de 13% em 2005. Kotler (2002) afirma que o franchising tem sido o desenvolvimento de varejo com maior crescimento e interesse na atualidade. Essa afirmativa comprova-se pela evolução do franchising brasileiro de 2001 a 2005. Conforme pesquisa realizada pela ABF (2006) o setor teve um crescimento no faturamento de 43,2%, e o número deredes cresceu 61,8% nestes 5 anos.
Pode-se notar que, o franchising acompanha uma tendência mundial de uma maior integração entre os membros do canal de distribuição, do fabricante ao consumidor final, e permite um comprometimento que maximiza os resultados gerais do sistema (MAURO, 1994). O sistema de franquia originado nos EUA tem se espalhado pelo mundo todo, estatísticas apontam que ofranchising nos Estados Unidos representa quase 50% das vendas do varejo (SHERMAN, 2004).

2. Generalidades sobre o tema

Atualmente, o sistema de franchising representa uma opção social e um estímulo à expansão de empreendimentos de sucesso já implantados em diversos países. Cada vez mais está ocorrendo um crescimento desse Canal de Distribuição no Brasil, ganhando também um destaque naeconomia, gerando empregos, agregando valores a produtos e serviços, sendo uma forma acessível de expansão de negócio, já que o empreendedor expande o seu negócio, com capital alheio, sem vínculo jurídico e financeiro. O franchising é considerado como um sistema de distribuição, resulta numa integração entre os participantes do sistema, buscando um equilíbrio de resultados entre os seus membrosnuma relação que deve ser considerada a longo prazo.
Porém, apesar do grande crescimento no setor, muitos negócios já existentes se lançam no sistema de franchising com o objetivo de expandir suas operações utilizando estes sistemas sem uma prévia análise de seu potencial e condições para se tornar uma empresa franqueadora, incorrendo em perdas financeiras consideráveis e em muitos casos nafalência (WEINRAUCH, 1986).
Vale ressaltar que, o momento atual é muito propício para o franchising no Brasil, uma vez que ocupamos o 3º lugar no ranking mundial de países franqueadores segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão e o 4º lugar segundo pesquisa da Rizzo Franchise perdendo o 3º lugar para a Coréia do Sul; e também tivemos umcrescimento de 20% no sistema nacional de franchising, sendo que há uma tendência de crescimento para os próximos cinco anos refletindo grandes oportunidades neste tipo de negócio.
De acordo com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, Marcas e Patentes o setor representou faturamento anual por volta de 31,6 bilhões de reais no ano de 2004, com 950 empresas brasileiras que já franquearam suasmarcas, seus serviços, produtos e metodologias de trabalho, sendo mais de 50 mil pontos de venda. O faturamento do setor aumentou 9% no ano de 2004 sendo o sistema responsável por 31 mil novos postos de trabalho de um total de 531 mil. Já na última pesquisa feita pela Rizzo Franchise em 2004 são 1109 empresas franqueadoras brasileiras e 97904 empresas franqueadas.
Mais da metade das empresas...
tracking img