Lutas corpo a corpo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO DOS TIPOS DE LUTAS A PARTIR DE UMA VISÃO DE CULTURA CORPORAL
André Luis de Oliveira
1

Fabio Rodrigo Ferreira Gomes Frank Shiguemitsu Suzuki
1,3

1,2

RESUMO: A Educação Física Escolar sofreu transformações ao longo do tempo para adequar-se aos momentos de interesses políticos, e o que está em evidência na atualidade é a Educação Física enquanto cultura corporal do movimento, deacordo com os blocos de conteúdo dos PCNs. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é classificar as lutas para auxiliar os professores de Educação Física nas suas aplicabilidades nas aulas de Educação Física Escolar. Concluímos que as lutas podem ser classificadas em: esporte de combate, ataque e defesa; folclóricas e/ou culturais e artes marciais. No entanto, algumas lutas podem transitar por umaou mais classificações, pois não foram levadas em consideração as lutas criadas na sua essência, mas sim um olhar contemporâneo da modalidade. Palavras chave: educação física escolar, lutas e cultura corporal. ABSTRACT: Physical Education in school has been changed over the time to adapt at times of political interest, and what is in evidence actually is Physical Education as body culturemovement, according to the blocks of content from the PCN. Therefore the aim of this work is to classify the struggle to help the Physical Education teachers in its applicabilities in Physical Education classes at school. We conclude that the fights can be classified as: sport of combat, attack and defense, folk and / or cultural and martial arts. However, some fights can be carried by one or moreclassifications, because it was not considered the struggles created in essence but in the contemporary look of the game. Key words: physical education; fight and body culture.

1 2

Professor no Curso de Educação Física da Universidade Nove de Julho Professor do Colégio CIAM ,membro do Grupo de Estudo em Comportamento Motor (GECOM – UNICID/UNINOVE) e Membro do Grupo de estudo (GEPCHAM – USP-EACH) 3Membro do Grupo de Estudo (GREPAFE – UNINOVE)

1.

INTRODUÇÃO

1.1

Cultura, Cultura Corporal e Educação Física.

Atualmente o conteúdo de lutas está inserido na Educação Física Escolar, previstos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN`s) (BRASIL, 1998). Os PCN`s são divididos por Temas denominados “blocos de conteúdo”, dessa maneira as lutas estão incorporadas no bloco deconteúdo das culturas corporais, em que encontram-se juntamente com esportes, jogos, dança e ginásticas (ginástica rítmica e ginástica artística). Antes mesmo de organizar o tópico de cultura corporal no que tange as lutas, é preciso definir “cultura”. Cultura é o conjunto de características humanas não inatas, que são criadas e preservadas, ou mesmo se aprimoram por meio da comunicação e cooperaçãoentre indivíduos em sociedade. Pode-se dizer ainda que cultura se opõe com frequência a ideia de natureza nas ciências humanas, ou mesmo em áreas biológicas, e está associada a uma capacidade de simbolização própria da vida coletiva e que é a base das interações sociais. Em um sentido antropológico, cultura é o conjunto de códigos e padrões complexos, que regulam a ação humana individual e coletiva,tal como se desenvolvem em uma sociedade ou grupo específico, e que se manifestam em vários ambitos da vida, por exemplo, modos de sobrevivência, normas de comportamento, crenças, instituições, valores espirituais, criações materiais, etc (FERREIRA, 1999). Assim, cultura será visto nesse texto está relacionado a tudo que foi criado pelo homem, desde o lápis e cadernos utlizados para escrever, oumesmo uma sala de aula, ou até o prédio onde se encontra a escola até as formas mais elaboradas de tecnologia, informática, linguagem ou manifestação corporal. Enfim, tudo aquilo que se contraponha a natureza. Para o sentido de cultura em “Cultura Corporal”, utilizamos o compreendido por MAUSS (1950) apud GONÇALVES JUNIOR (2003), como um saber que a sociedade desperta no indivíduo e que este...
tracking img