Estudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social

Edneide Magalhães de Souza

A trajetória do serviço social no Brasil

Barreiras/ Ba
2012

Edneide Magalhães de Souza

Atrajetória do serviço social no Brasil

Atividade de produção textual do serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,assunto desenvolver: a trajetória do serviço social no Brasil,sobre aorientação dos professores:Lisnéia Rapazzo,Adarly Rosana Goes,Sergio de Goes Barboza,Márcia Bastos.

Tutor (a) de Sala:Francisca

TutoraEletrônica:

Barreiras/Ba

2011

O significado serviço social marca na sociedade brasileira em 1964,marcava a profissão e sua etapa contemporânea na qual,foi criada para cumprir exigênciascapitalistas.
Tendo em suas raízes um movimento leigo pela igreja católica (assistência social) isso se deu a partir da década de 20.
A questão social durante a republica velha foi umproblema secundário põe a classe operária na metade da década de 30 a igreja resolve intervir politicamente nesse processo.Nessa mesma década surgia iniciativas de grupos pequenos de mulheres católicascujo o objetivo era social.
A primeira escola de serviço social aqui no Brasil foi fundada no ano de 1936 especificamente no estado de São Paulo e Rio de Janeiro.
A prática de serviço social nãofoi criação do estado e sim por uma iniciativa privada.A prática de assistente social supera a ação curativa de um caráter ideológico.
Após a segunda guerra mundial tratou profundastransformações sociais e políticas tanto econômicas para o país ,quanto para aberturas de campo no trabalho.
O serviço social a partir daí,teve sua força de trabalho através de medidas bancárias peloestado,foi estabelecida através de leis jornadas de 8 horas de trabalho ,leis trabalhistas.
Segundo Janne (1979 – 100)1943 e 1952 não houve nenhuma elevação de salário mínimo.
Através de novas...
tracking img