Projeto calculadora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CALCULADORA DIDÁTICA COM CIRCUITO DIGITAL TTL
José Bonifácio Neves1, Luis Filipe Wiltgen Barbosa2
1,2LRA/FEAU/UNIVAP, São José dos Campos – SP – Brasil
wiltgen@univap.br
Resumo- Este artigo consiste no projeto e desenvolvimento de uma calculadora digital didática baseada integramente em componentes com tecnologia de integração de circuitos integrados do tipo TTL. Esta é capaz de executar asfunções básicas de uma calculadora (soma, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). A calculadora possui os periféricos de entrada e saída típicos deste equipamento, um teclado, um visor e um sistema computacional capaz de executar os algoritmos das funções aritméticas da calculadora. O sistema computacional foi totalmente implementado com circuitos integrados da família TTL programável,permitindo a implementação de qualquer função matemática para a calculadora de forma que a mesma pode ser facilmente modificada e alterada por estudantes durante laboratórios de eletrônica digital e microprocessadores.
Palavra-chave: circuitos integrados, lógica digital, arquitetura de computadores, calculadora.
Área do Conhecimento: III Engenharia
Introdução
O objetivo deste projeto foi aimplementação de uma calculadora didática usando circuitos integrados da família TTL (Texas, 1978), que execute as operações de soma, subtração, multiplicação, divisão e potenciação de números inteiros com até 6 dígitos.
Uma calculadora é um sistema computacional dedicado (Langdon, 1979), que possui uma unidade central de processamento e controle, memória e periféricos de entrada e saída de dados.Nesta calculadora didática é possível visualizar todos os circuitos digitais que compõem a máquina, diferentemente do que ocorre em uma calculadora digital comum. Em uma calculadora digital comum todos estes circuitos e componentes estão encapsulados em um único circuito inegrado (CI).
Durante o desenvolvimento desta máquina foi possível inclusive construir os programas de computador responsáveispela formatação e escrita dos códigos necessários para a implementação das funções aritméticas da calculadora didática. Atráves dos programas escritos em Visual Basic (Nelson, 1994), o estudante pode implementar outras funções, ou modificar as funções existentes na calculadora.
O subsistema I é a unidade lógica e aritmética (ULA). Esta ULA esta implementada em um circuito integrado 74LS181 e seusregistradores são compostos pelo circuito integrado 74LS670.
O subsistema II é a memória do programa com os algorítimos das funções executadas pela calculadora. A memória esta implementada em uma EEPROM AT28C64 com uma memória de dados do tipo RAM HY 6264.
O subsistema III é a unidade de controle, que tem a finalidade de buscar e executar as instruções que estão armazenados na memória deprograma.
Esta unidade gera os sinais que controlam o fluxo de dados dentro do circuito I, realizando a interface entre os circuitos I e II, entre os circuitos I e IV, e finalmente entre os circuitos IV e I.
Por ser uma unidade de controle microprogramada foi utilizada uma memória AT 28C64 para armazenar os microprogramas.
Figura 1 – Diagrama da calculadora TTL.
O subsistema IV é formado por umteclado de 20 teclas (10 dígitos, 1 soma, 1 subtração, 1 multiplicação, 1 divisão, 1 potenciação, 1 sinal de igual, 1 limpar e 3 reservas), e um visor de 6 dígitos numéricos além de LEDs para indicação da operação.
XI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e
VII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba
1
Desenvolvimento da Calculadora TTL
EsquemaBásico e Divisões dos Circuitos Digitais
Toda calculadora eletrônica é formada por uma unidade central de processamento, uma unidade de entrada de dados (teclado), uma unidade de saída de dados (visor), uma fonte de tensão e pelos barramentos que interligam estes circuitos.
Na Figura 2 é possível observar a unidade central de processamento da calculadora.
A unidade central de processamento é...
tracking img