Estudo sobre o amor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“Não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade.” I João 3:18

O Amor é uma palavra muito falada, mas pouco vivida… O que é realmente o Amor? Como posso saber se amo alguém? Quais os tipos de amor? E suas características? Porque devo amar? Será que realmente amamos?

Podemos compreender basicamente 3 tipos de amor: Eros (o amor que existe entre os cônjuges – Cantares 2:16;6:3; 8:6,7), Filia (o amor que existe entre pais e filhos, amor fraterno, entre amigos e parentes – João 13:35; I João 4:7-21), Ágape. (o amor perfeito, de Deus pelo homem – João 3:16)

Embora cada tipo de amor tenha ênfases e propósitos diferentes suas características são as mesmas. Quanto mais distante do amor perfeito que Deus tem para o homem, mais pode ser considerado como concupiscência,paixão, obsessão ou coisas semelhantes a estas, que nada tem a ver com o amor. O próprio relacionamento de amor entre marido e mulher pode ser comparado à relação de amor existente entre Deus e a humanidade. “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:25). Da mesma forma, nosso amor para com nossos amigos e irmãos devem sersemelhantes ao amor que Deus tem para conosco. “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros.” (João 13:34) “Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros” (I João 4:11) .

Espero que através deste livro você possa, conhecer melhor o que a Bíblia ensina sobre o amor e que todos estesconceitos, novos ou não, possam ser aplicados à sua vida. Você precisa encontrar maneiras práticas de aperfeiçoar sua capacidade de amar (I João 3:18). Embora o Amor seja algo abstrato, como Deus, ele pode ser sentido e as pessoas nunca saberão que você as ama se você não demonstrar isto a elas, através de palavras e ações.

“Você não perde em demonstrar carinho e atenção a quem você ama.”

Sevocê acha que é difícil demonstrar o amor que você sente às pessoas, pense no sacrifício que Deus fez para que pudéssemos conhecer o seu amor por nós (Romanos 5:8). Já está na hora de começarmos a amar as pessoas. Demonstre o seu amor, diga as pessoas que você as ama de verdade. Lembre-se sempre disto: “O amor não é um sentimento, é uma atitude!” E quando você decidir em sua mente e colocar emseu coração este propósito, você terá uma vida muito melhor e Deus vai te ajudar: “Ele colocou o seu próprio Espírito Santo dentro dos nossos corações como uma prova, a nós, de que estamos vivendo nEle e Ele em nós. (…) Nós sabemos o quanto Deus nos ama porque já sentimos o seu amor e porque cremos nEle quando Ele nos diz que nos ama profundamente. Deus é amor, e qualquer um que vive em amor estávivendo em Deus e Deus está vivendo nele.” (I João 4:13,16 BLH)

ESSÊNCIA DE DEUS

Existe uma música muito bonita que marcou muito a minha adolescência, esta música se chama Essência de Deus e fala sobre o amor. Realmente a bíblia apresenta o amor como a essência de todas as coisas. Como que se o amor fosse a razão de tudo que existe e realmente o é. Deus é apresentado como o Amor (I João4:16), nele vivemos e movemos (Atos 17:28), então nossas vidas existem por causa do amor. Não poderíamos estudar o amor sem consultar um trecho maravilhoso da epístola de Paulo aos Coríntios, capítulo 13, que fala sobre a suprema excelência do Amor:

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. 2 E ainda quetivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 3 E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não...
tracking img