Estudo nestle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VI SEMEAD Estudo de Caso

M.Q.I.
















Uma Estratégia para Desenvolvimento de um Sistema de Informação para Inteligência de Negócio (Business Intelligence - BI) em uma Indústria de Alimentos

Estudo do Caso Nestlé Brasil







Luís Fernando Machado[1]








Uma Estratégia para Desenvolvimento de um Sistema de Informação para Inteligência deNegócio (Business Intelligence - BI) em uma Indústria de Alimentos

Estudo do Caso Nestlé Brasil


Resumo

Nos últimos anos foram desenvolvidas diversas tecnologias para aplicação em sistemas para tomada de decisão. Este trabalho discute o estudo de caso da implementação de um sistema de apoio a decisão, hoje mais conhecido com Business Intelligence em uma industria alimentícia dentro deum contexto de mudança organizacional para posicionar-se defronte a intensa competição entre os participantes deste mercado. O estudo de caso analisa o contexto do mercado onde a empresa se encontrava inserida e o processo de implantação do sistema.


Introdução

Desde a metade do século passado, a Tecnologia da Informação (TI) tem sido utilizada pelas empresas como ferramenta paraotimização de processos. Inicialmente a maior contribuição se dava na mecanização de processos repetitivos com grandes volumes de dados como registro contábil e folha de pagamento.

Com a constante evolução de seus recursos a função principal de TI passou a ser a de prover informações de valor no tempo certo ao usuário correto. Com este tipo de informação os executivos passaram a tomar decisõesviabilizando negócios e otimizando a relação com seus parceiros (clientes e fornecedores) . Estes sistemas passaram a ser chamados inicialmente de Sistemas de Informação a Executivos (em inglês Executive Information System – EIS) e posteriormente de Inteligência de Negócio (em inglês Business Intelligence - BI) e, a informação gerada proporcionou um diferencial competitivo à empresa alavancando o sucesso daempresa.

Este artigo descreve o processo de desenvolvimento e implantação de BI na Nestlé Brasil, indústria alimentícia multinacional de grande porte com filial no país.


Modelo Conceitual


1 Sistemas de Informação

A função do executivo é estabelecer diretrizes e estratégias de longo prazo para as empresas, em seu trabalho eles fazem uso da linguagem de negócios e suas decisõesse baseiam e causam impacto em toda a organização. Para o desempenho deste papel são necessárias informações na mesma linguagem e nível de abrangência adequado.

Os Sistemas de Informação são formados pela combinação estruturada de vários elementos, a saber: a informação(dados formatados, textos livres, imagens e sons), os recursos humanos (pessoas, que coletam, armazenam , recuperam, processam,disseminam e utilizam as informações), as tecnologias de informação (o hardware e o software usados no suporte aos Sistemas de Informação) e as práticas de trabalho (métodos utilizados pelas pessoas no desempenho de suas atividades), organizados de tal modo a permitir o melhor atendimento dos objetivos da organização (Prates, 1994).

Tradicionalmente os sistemas desenvolvidos por especialistastécnicos oferecem um nível de informação distante daquelas esperadas pelos executivos. Estas informações freqüentemente se referem à realidade de segmentos da organizações e seus resultados não podem ser consolidados porque não representariam a realidade da empresa.

A partir da distancia entre os sistemas disponibilizados pela empresa e a necessidade de informação dos executivos para tomada dedecisão são criados os Sistemas de Apoio a Decisão(SAD). Segundo Torres (1994) Sistemas de Apoio a Decisão são quaisquer tipos de recursos computacionais que possam servir somo instrumento de apoio a decisão. Sob este ponto de vista abrangente essa categoria de recursos inclui destes sistemas de análise e projeções estatísticas de séries de dados até modelos simuladores da realidade estudada,...
tracking img