Estudo de caso nestle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO BRASILEIRO

PROJETO PROFISSIONAL INTEGRADOR (PPI)

ESTUDO DE CASO:
NESTLÊ DO BRASIL S/A

Nome: Márcia Gonzaga Cintra – RA 40.970
Sandra Martins Silveira de Andrade – RA 40.979
Rosangela Veronez Pedroso – RA 41.043

Área de Concentração:

SÃO PAULO
2011
1. QUALIFICAÇÃO DA EMPRESA

• 1.1 – Histórico

A história da Nestlé começa na Suíça em 1867,quando Henri Nestlé lançou a Nestlé Farinha Láctea, um alimento nutritivo, especial para crianças, à base de cereais e leite. Em 1905, uniu-se à Anglo-Swiss Condensed Milk Co. que desde 1866 era um importante fabricante de Leite Condensado. Menos de uma década depois já era uma sociedade anônima, que se expandia por meio de fusões e aquisições.
No Brasil, os primeiros registros da presença da Nestlédatam de 1876. Um anúncio no jornal A Província de São Paulo informava sobre a importação e comercialização da Nestlé Farinha Láctea. Porém, foi em 1921 que a empresa iniciou sua produção no Brasil, em Araras, SP. Leite Moça foi o primeiro produto Nestlé a ser fabricado no Brasil. Com o seu sucesso, vários outros produtos foram lançados e, atualmente, são comercializados no território brasileirocerca de 1,3 mil itens sob a chancela da Nestlé. O Leite Moça é o que detém maior volume de venda.
A Nestlé Brasil, além de produtos para Alimentação e Nutrição
A Nestlé tem o nome de seu fundador, Henri Nestlé, o alemão que inventou a primeira fórmula de alimento infantil, chamada por ele de Farinha Láctea. A partir dessa iniciativa, ocorrida há mais de 130 anos na cidade de Vevey, na Suíça, aNestlé foi crescendo e se tornou A Empresa Mundial de Alimentos e Nutrição.

1.2 Contexto

A Nestlé tem como estratégia global de negócios aprimorar suas práticas corporativas para gerar valor compartilhado a todos os públicos com os quais se relaciona. Na produção e distribuição, segundo elo da cadeia de valor, a Companhia expressa esse compromisso por meio dos padrões internos de trabalho:* investindo na melhoria dos sistemas de gestão;
* aprimorando seu desempenho ambiental;
* Promovendo um ambiente de trabalho saudável;
* estimulando a diversidade.

* Fábricas: 27.
* Categorias de produtos: 28.
* Marcas: 141.
* Produção: 1,4 milhão de toneladas por ano.
* Empregos diretos: 17.670.
* Empregos indiretos: 220 mil.
* Fornecedores e produtoresrurais: 40 mil.
* Penetração nos lares: 98%.
* Dentro do grupo, a Nestlé Brasil é o 4º mercado em faturamento e 2º em volume

1.3 – Ramo de Atividade

A Nestlé do Brasil atua no ramo de alimentação e é uma empresa de grande porte, multinacional.

1.4 – Negócios/Produto

Nestlé S.A. (Société des Produits Nestlé S.A.) é uma empresa suíça produtora de alimentos. O símbolo da empresa,que mostra uma família de pássaros, vem do nome em alemão suábio da empresa, que significa "ninhozinho".
A Nestlé Brasil, além de produtos para Alimentação e Nutrição humana, produz alimentos para animais de estimação. Ela atua em doze segmentos de mercado: leites, cafés, culinários, achocolatados, cereais, biscoitos, nutrição, chocolates, refrigerados, sorvetes, foodservices e petcare. Voltadaessencialmente para a nutrição humana, a Nestlé diversificou suas atividades a partir da década de 1970, passando também a atuar nos segmentos farmacêutico (Alcon), cosmético (a exemplo da L'Oréal) e de alimentos para animais de estimação (Friskies Alpo e Ralston Purina).

2. IDENTIFICAÇÃO DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS

• 2.1 – Identificação do ambiente de negócios

O grupo suíço de alimentos ebebidas Nestlé anunciou que seu lucro líquido em 2010 atingiu 34,2 bilhões de francos suíços (US$ 35,7 bilhões) e afirmou que prevê um crescimento das atividades em 2011, apesar da volatilidade dos preços das matérias-primas.
A venda da participação da Nestlé na Alcon para a gigante farmacêutica suíça Novartis contribuiu com 24,5 bilhões de francos suíços para a alta extraordinária do lucro, que...
tracking img