Atividades para entregar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades da Tele Aula 1:
Tema 1: “Pesquisa em Serviço Social: Relembrando Conceitos”
Tema 2: “Por que pesquisamos, introdução aos conceitos basilares da pesquisa”
1. Tendo como base asinformações dispostas sobre o processo de Construção sócio-historico do Serviço Social, por que podemos afirmar que o Serviço Social tem sua gênese na sociedade civil e não no Estado.

R: Porque oServiço Social é uma profissão que nasce da relação entre o capital e o trabalho e tem nas questões sociais o seu objeto de trabalho, tem sua gênese nas ações caritativas e da benesse, influenciado pelasorientações da igreja católica e ao longo da história, registra sua emergência na sociedade civil e não no Estado.

2. O Serviço Social se apropria de outros saberes para a produção doconhecimento. Na sua opinião, de que maneira os outros saberes contribuem com a prática do Serviço social ¿ Descreva sua resposta em um texto com no mínimo 5 linhas.

R. Contribuem de maneira significativa,pois foi a partir do Movimento de Reconceituação do Serviço Social que os profissionais pautaram suas referências teóricas na concepção Marxista( dialética), tal movimento foi uma ruptura com oconservadorismo do Serviço Social, que até então tinha seu trabalho voltado somente para a caridade e a benevolência.

3. Descreva com suas palavras, em um texto com no mínimo 5 linhas, o que diferenciauma pesquisa do cotidiano social de uma pesquisa do cotidiano profissional\ acadêmico\ profissional¿

R. “ Produzir conhecimento através da pesquisa é uma das dimensões da práxis humana e sendo assimé uma forma de trabalho cuja finalidade é desvendar o processo de constituição da realidade natural e social, possibilitando ao homem enfrentar os desafios presentes no seu cotidiano e existência”.(BOURGUIGNON, 2004, p.79). Neste sentido a pesquisa, em seu sentido científico\ acadêmico\ profissional, sempre nasce de um questionamento, de uma inquietação e é seguida de uma hipótese que...
tracking img