Politicas e planos economicos de 80 e 90

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS








FERNANDO HENRIQUE LEMOS RIBEIRO






POLITICAS E PLANOS ECONOMICOS DE ESTABILIZAÇÃO DA INFLAÇÃO NAS DECADAS DE 80 E 90








CURITIBA 2012


Na data de 28 de fevereiro de 1986 foi anunciado o decreto lei 2.283 batizado de ¨plano cruzado¨.

O plano tinha como objetivo principalconter a inflação até então incontrolável.

O plano teve as seguintes medidas:

1 – Congelamento geral dos preços finais dos produtos, apenas as taxas industriais e de energia elétrica não foram congeladas – com aumento de 20% - os preços foram congelados por tempo indeterminado nos níveis prevalecentes em 27 de fevereiro de 1986.

2 – O congelamento foi seguido de um reajuste que atualizouos novos salários reais baseados na média dos seis meses anteriores mais 8%, e 15% para o salário mínimo. O salário mínimo foi fixado em CZ$ 804,00 significando um reajuste de 16% no poder de compra da classe mais baixa.

3 – Foi aplicada a mesma formula a alugueis e hipotecas, sem o reajuste de 8%;

4 – Sistema de reajustamento salarial, que gerava um aumento automático associado ao índice depreços ao consumidor. Cada ez que tivesse aumentado 20% em relação ao reajuste ou a partir da data base anual de cada categoria trabalhista. Isto foi batizado de gatilho.

5 – Para os ativos financeiros foram aplicadas as seguintes regras:
Substituição das ORTNs pelas ORTs, que ficariam com o valor congelado durante um ano, os juros acima das correções monetárias transformaram-se em jurosnominais para contratos pós fixados com proibições de clausulas de indexações em contratos com menos de doze meses, ficando de fora apenas as cadernetas de poupança, que teriam sua correção monetária reajustadas trimestralmente. A chamada “Tablita” (tabela de conversão com desvalorização diária de 0,45% para contratos pré-fixados) objetivava retirar a inflação embutida e evitar que a renda fossetransferida aos credores;

6 – Criado uma nova moeda, o Cruzado, que veio substituir o Cruzeiro. Está substituição buscou manter o padrão de distribuição de renda do Cruzeiro.

O plano inicialmente teve sucesso obtendo apoio popular é o decréscimo da inflação, porém o plano sacrificou estatais, contas externas e publicas.

Houve o aumento de demanda e a economia cresceu, porém, os congelamentospassaram a ser utilizados como medida populista, o que prejudicou alguns empresários e fazendeiros que não obteriam lucro nenhum e teriam até mesmo prejuízo se comercializassem seus produtos.

Muitos desses empresários e fazendeiros optaram por não colocar seus produtos no mercado, o que gerou uma escassez de produtos.

O governo mantém os congelamentos até as eleições, aproveitando do fatode que o povo não tinha noção sobre a gravidade da situação.

Após as eleições, no dia 21 de novembro de 1986, o governo lança o “Plano Cruzado II” liberando os preços dos produtos e serviços, foi alterado o cálculo da inflação, passando a ter como base de cálculo os gastos com famílias com renda de até cinco salários mínimos, o reajuste dos alugueis deveriam ser negociados diretamente entreproprietários e inquilinos e os impostos de cigarros e bebidas foram reajustados. O Brasil passou a importar mais e enquanto isso as exportações diminuíam, o que resultou no esgotamento das reservas cambiais. A inflação disparou e o Brasil acabou decretando a moratória em 20 de janeiro de 1987, suspendendo o pagamento da divida externa. Após duas tentativas de controle da inflação fracassadas, oentão ministro da Fazenda Dílson Funaro é substituído por Luiz Carlos Bresser Pereira.

Em junho de 1987 é apresentado o “Plano Bresser” que decretou o congelamento de preços, alugueis e salários por 60 dias. Foram tomadas as seguintes medidas para diminuir o déficit publlico:

1 – Aumento de tributos;

2 – Fim dos subsídios do trigo;

3 – Obras de grande porte já planejadas foram...
tracking img