Estudo ergonomico dos coletes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 124 (30950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IRACILDE CLARA VASCONCELOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
FACULDADE DE ARQUITETURA, ARTES E COMUNICAÇÃO
CAMPUS DE BAURU

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENHO INDUSTRIAL

ESTUDO ERGONÔMICO DO COLETE À PROVA DE BALAS UTILIZADO NA ATIVIDADE POLICIAL

Bauru, 2007

IRACILDE CLARA VASCONCELOS

ESTUDO ERGONÔMICO DO COLETE À PROVA DE BALAS UTILIZADO NA ATIVIDADE POLICIAL

Dissertação deMestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Desenho Industrial, na área de concentração “Desenho do Produto”, linha de pesquisa em “Ergonomia”, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Câmpus de Bauru, como requisito parcial para a obtenção do Título de Mestre em Desenho Industrial, orientado pelo Prof. Dr. LuizGonzaga Campos Porto.

Bauru, 2007

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO UNESP – BAURU

Vasconcelos, Iracilde Clara. Estudo ergonômico do colete à prova de balas utilizado na atividade policial / Iracilde Clara Vasconcelos, 2007. 126 f. il. Orientador: Luiz Gonzaga Campos Porto. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru,2007. 1. Policiais – Colete à prova de balas. 2. Coletes balísticos. 3. Design ergonômico. 4. Segurança do trabalho - EPI. I - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação. II – Título.
Ficha catalográfica elaborada por Maricy Fávaro Braga – CRB-8 1.622

I

II

III

A minha querida mãe, Irailde Ferreira Vasconcellos, que me deu a vida, amor eoportunidades. A minha família e amigos, que me apoiaram e contribuíram em diferentes momentos e de maneiras diversas pra o meu crescimento, além de entenderam minha ausência na construção dessa dissertação.

A todo policial, que ao entrar para a corporação, oferece seu corpo à instituição, que o profissionaliza, podendo culminar na disposição em ofertar a própria vida numa missão policial, porém, muitasvezes não recebem o devido merecimento.

IV

AGRADECIMENTOS
Ainda que seja autora dessa dissertação, jamais se escreve sozinha, contei com a fundamental “injeção de ânimo” para gestar este trabalho, através dos mais variados gestos. Neste sentido, são tantas as pessoas a quem gostaria de agradecer, e sendo humana, corro o risco de cometer erros, assim coloco minhas desculpas antecipadaspelos eventuais equívocos que possa cometer. Entre tantas, vou enumerar as pessoas e instituições que contribuíram para esta realização e dizer MUITO OBRIGADO! À UNESP, pelo apoio estrutural desde a graduação, onde venho aprimorando meu conhecimento cientifico. Ao programa de Pós-Graduação em Desenho Industrial, área de concentração em Ergonomia pela oportunidade. Ao meu orientador Prof. Dr. LuizGonzaga Campos Porto pela dedicação, estímulo, paciência e pelo reconfortante apoio, guiando-me com maestria por vários anos, desde outras experiências acadêmicas na pós-graduação. Ao Prof. Dr. Alcides Padilha por acreditar no meu potencial e ajudar-me a compreender que eu seria capaz de traçar este caminho. Ao Major PM Rúbio Galharim por fornecer dicas valiosas para delimitar a proposta destapesquisa e intermediar minha solicitação junto a Polícia Militar. Ao Ten Cel PM Marco Antonio Alves Miguel por acolher e compreender os propósitos desta pesquisa, abrindo a primeira porta da Polícia Militar, e, a todos que o sucederam, tornando possível a realização desta pesquisa. Aos policias militares do 4º BPMI e do CPI-4 pela eficiência, atenção e generosidade em contribuir para a operacionalizaçãoe inserção dessa pesquisa. Aos professores que aceitaram participar da avaliação neste processo: doutores José Carlos Plácido da Silva e Zamir Calamita. Aos professores e colegas do programa de Pós-Graduação em Desenho Industrial, pela enorme contribuição e significado durante este percurso, pelo carinho, compreensão e energia positiva, principalmente no momento difícil que a vida me acometeu,...
tracking img