Doencas ocupacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

As doenças ocupacionais são decorrentes da exposição do trabalhador aos riscos da atividade que desenvolve. Podem causar afastamentos temporários, repetitivos e até definitivos. A maior incidência destas doenças ocorre na faixa dos 30 anos aos 40 anos, prejudicando a produtividade do trabalhador e podendo interromper sua carreira e desestabilizar a sua vida. As doençasocupacionais são causadas ou agravadas por determinadas atividades.
2. DESENVOLVIMENTOI

As possíveis causas do problema

1 AGENTES FÍSICOS
2 AGENTES QUÍMICOS
3 AGENTES BIOLÓGICOS
4 AGENTES ERGONÔMICOS
5 ACIDENTES

AGENTES FÍSICOS

Exposição acima dos limites de tolerância especificados ou às atividades descritas. São representados por fatores ou agentes existentes no ambientede trabalho que podem afetar a saúde dos trabalhadores, como: ruídos, vibrações, radiações, frio, calor, pressões anormais e umidade.

ALGUMAS DOENÇAS PROVENIENTES E RISCOS RELATIVOS:

1 Trabalhos realizados com exposição aos raios Alfa, Beta, Gama e X, aos nêutrons e às substâncias radioativas para fins industriais, terapêuticos e diagnósticos, desencadeará o câncer.
2 Diminuição gradualdecorrente da exposição contínua a níveis elevados de ruídos. Além da perda auditiva, outras alterações importantes podem prejudicar a qualidade de vida do trabalhador.

MEDIDAS PREVENTIVAS:

Uso do EPI ( Equipamento de Proteção Individual ), no primeiro caso acima o colaborador terá que usar o colete de chumbo e a sala toda revestida do mesmo. Já no segundo caso o colaborador deverá usar oprotetor oricular e fazer pausas.

AGENTES QUÍMICOS

São identificados pelo grande número de substâncias que podem contaminar o ambiente de trabalho e provocar danos à integridade física e mental dos trabalhadores, a exemplo de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ,vapores, substâncias, compostos ou outros produtos químicos.

ALGUMAS DOENÇAS PROVENIENTES E RISCOS RELATIVOS:

1Dermatoses Ocupacionais é também conhecidas como dermatites de contato, são alterações da pele e das mucosas causadas, mantidas ou agravadas, direta ou indiretamente, por determinadas atividades profissionais. Podendo ocasionar irritação ou até mesmo alergia.
2 Outros exemplos são as pneumoconioses causadas pela poeira da sílica ( silicose ) e do asbesto ( asbestose ), além da asma ocupacional.Substâncias agressivas inaladas no ambiente de trabalho se depositam nos pulmões, provocando falta de ar, tosse, chiadeira no peito, espirros e lacrimejamento.

MEDIDAS PREVENTIVAS:

Fazer exercícios diários e durante o mesmo, inspire o ar pelo nariz e solte pela boca, sentindo o oxigênio descer e o gás carbônico subir. O uso do EPI ( Equipamento de Proteção Individual) também é de extremaimportância nesses casos também.

AGENTES BIOLÓGICOS

Estão associados ao contato do homem com vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas, bacilos e outras espécies de microorganismos.A avaliação de risco de agentes biológicos considera critérios quepermitem o reconhecimento, a identificação e probabilidade do dano decorrente destes, estabelecendo a sua classificação em classes derisco distintas de acordo com a severidade dos danos.

ALGUMAS DOENÇAS PROVENIENTES E RISCOS RELATIVOS:

Classe de risco 1 (baixo risco individual e para a comunidade): inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças no homem ou nos animais adultos sadios. Exemplos: Lactobacillussp. e Bacillus subtilis.Classe de risco 2 (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade): inclui os agentes biológicos que provocam infecçõesno homem ou nos animais, cujo potencial de propagação nacomunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, epara os quais existem medidas terapêuticas e profi láticas eficazes.Exemplos: Schistosoma mansoni e Vírus da Rubéola.

MEDIDAS PREVENTIVAS:...
tracking img