Estudo dirigido de fisiologia - sistema circulatório

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo dirigido – fisiologia – sistema circulatório.
1. Anatomicamente, como se organiza o coração.
R: superfície externa: veia cava superior, veia cava inferior, átrio direito, ventrículo direito, ventrículo esquerdo, artéria pulmonar, aorta, artéria coronária direita, artéria coronária descendente anterior, átrio esquerdo e veias pulmonares.
Superfície interna: valva tricúspide, valvapulmonar, artéria pulmonar, septo interventricular, valva mitral.

2. O que é circulação sistêmica e circulação pulmonar, respectivamente.
R: Circulação pulmonar: vasos sanguíneos que saem do ventrículo direito passam pelos pulmões e retornam ao átrio esquerdo.
Circulação sistêmica: vasos sanguíneos que saem do lado esquerdo do coração para os tecidos e voltam para o lado direito.
3.Quais são as propriedades do coração.
R: Lado direito do coração: recebe sangue dos tecidos e envia para os pulmões para oxigenação.
Lado esquerdo: recebe sangue oxigenado e envia para os tecidos.
4. Quais são as valva cardíacas e sua funções, respectivamente.
R: valva AV, possibilita a passagem de sangue dos átrios aos ventrículos e impedi o retorno do mesmo, valva semilunares, possibilita apassagem de sangue do átrio esquerdo a artéria e impedi o retorno do mesmo e valva pulmonar
, impede o refluxo de sangue para o coração.
5. O que são bulhas cardíacas.
R: Os sons cardíacos, ou bulhas, são as manifestações acústicas (sons) gerados pelo impacto do sangue em diversas estruturas cárdicas e nos grandes vasos.
6. Descreva o potencial de ação nas células cárdicas.
R: Opotencial de ação(PA) registrado em diferentes células cardíacas são: de resposta rápida ou lenta.
  O primeiro tipo, a resposta rápida, ocorre nos miócitos atriais e ventriculares normais e em fibras condutoras especializadas ( de Purkinje) e é dividido em 5 fases. A fase do PA é chamada fase 0. Essa despolarização é seguida por breve período inicial de repolarização parcial (fase 1) e, então por umplatô (fase 2), que persiste por cerca de 0,1 a 0,2 segundo. A membrana é então repolarizada (fase 3) até que a polaridade de repouso (fase 4) seja novamente atingida.A repolarização final (fase 3) ocorre mais lentamente que a despolarização (fase 0).
  O outro tipo de de PA, a resposta lenta, ocorre no nó sinusal (SA), que é região marca-passo natural do coração, e no nó atrioventricular (AV),que é um tecido especializado na condução do impulso cardíaco dos átrios para os ventrículos. Nessas células a despolarização é produzida principalmente pelo influxo de cálcio do tipo L e a repolarização é produzida nessas fibras pela inativação dos canais de cálcio e pelo aumento da condutância do potássio. Consiste em 4 componentes principais: despolarização (fase 0), repolarização parcialinicial (fase 1), platô (fase 2) e repolarização final.
  Quando comparado com as fibras de resposta rápida, o potencial de repouso das fibras lentas é menos negativo. Respostas rápidas podem se tornar lentas sob certas condições patológicas (na doença arterial coronariana).
7. Qual é o marcapasso do coração. Porque.
R: Nó sinoatrial (nó SA), um conjunto de células autor rítmicas localizada noátrio direito é o principal marca-passo do coração, pois determinam a frequência cardíaca.
8. Com ocorre a condução do potencial de ação nas células musculares cardíacas.
R: atingido o limiar de excitabilidade, abrem-se os canais de sódio (despolarização), no momento da repolarização, abrem-se os canais de potássio, “fechando-se logo em seguida, originando a abertura dos canais de cálcio(platô), fechando-se os canais de cálcio, ocorre a reabertura dos canais de potássio e a continuação da despolarização.

9. Como ocorre do potencial de ação nas células do nó sino atrial.
10. R: Atingindo o limiar de excitabilidade abrem-se os canais de cálcio (despolarização), com o seu fechamento, a abertura dos canais de potássio e a repolarização, ocorrendo sempre de forma seguencial....
tracking img