Eu sou eu

366 palavras 2 páginas
Figure: Número de servidores da teia mundial WWW: ele dobra a cada 14 semanas.
A título de exemplificar o processo exponencial de crescimento incluímos três gráficos. No primeiro, mostramos a evolução dos preços de seis pastilhas de memória. Os preços são ajustados para o valor do dólar americano em 1977 e os dados foram extraídos do livro [26]. No segundo, mostramos a evolução do número de computadores ligados na Internet, com dados extraídos de várias fontes [37, 44, 56]. Dos dados da figura 2 concluímos que desde a sua fundação, 27 anos atrás, o número de computadores na ARPANET/Internet dobra a cada 15 meses, aproximadamente. Mantido este ritmo de crescimento, a Internet terá tantos computadores quantos são os habitantes do planeta terra no ano de 2011. Será que chegaremos lá? Em mais 15 anos apenas?

O terceiro gráfico, cujos dados são provenientes de [25, 56], mostra a espantosa evolução do número de servidores da teia mundial. Este é o mais recente fenômeno da Internet e constitui o processo exponencial mais rápido de que se tem notícia no presente contexto. A figura 3 ilustra o processo, mostrando que o número de servidores da teia dobra a cada 14 semanas, desde o seu advento em 1993. Este crescimento extremamente rápido é provocado pela adoção quase instantânea da nova tecnologia pela Internet já existente. É provável que passado o período de adoção inicial o crescimento da teia passe a acompanhar o crescimento da Internet.

Como se vê, o crescimento exponencial está na base de qualquer entendimento do passado e do futuro da área da informática. Mas, é muito difícil raciocinar com processos exponenciais crescentes. A primeira constatação que conhecemos do crescimento exponencial da capacidade computacional foi feita por John von Neumann [54]. Acreditamos, porém, que em 1957, época da sua morte, nem mesmo von Neumann tinha a visão do que viria em seguida. Uma consideração muito mais precisa do crescimento exponencial, incluindo previsões para um futuro

Relacionados