Estudo de mercado - kalunga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DE MERCADO
1. Histórico da Empresa: O nome Kalunga foi lido pela primeira vez no Brasil, em 1972, na fachada de uma pequena papelaria no bairro da Vila Mariana, zona sul de São Paulo. Era uma iniciativa do ex-caixeiro-viajante Damião Garcia e empresário do ramo gráfico, recém-chegado de Bauru com a família, que buscava uma atividade para os filhos pequenos. Trinta e nove anos depois, aKalunga (“tudo de bom” em dialeto banto africano) transformou-se na maior distribuidora brasileira de materiais escolares e produtos para escritório e informática, com mais de 60 lojas distribuídas pelas principais cidades brasileiras. É a única empresa desse mercado a dispor de todos os canais de venda: além das lojas físicas, a loja virtual (kalunga.com), o Televendas, uma divisão voltada aomercado corporativo e outra às licitações de contas do governo e autarquias.
2. O Produto/Serviço:
Nome - Kalunga
Descrição - a Kalunga (“tudo de bom” em dialeto banto africano) transformou-se na maior distribuidora brasileira de materiais escolares e produtos para escritório e informática, com mais de 60 lojas distribuídas pelas principais cidades brasileiras.O suporte às vendas nas lojas,através do telefone ou pela Internet, é garantido pelo SACK (Serviço de Atendimento ao Consumidor Kalunga), que recebe mais de 30 mil ligações por mês. Importante apêndice dos pré e pós-venda, o SACK informa sobre o endereço de lojas, formas de pagamento, uso de produtos ou troca de mercadorias e campanhas promocionais. Este último item também figura nos encartes e páginas dos principais jornais do País.• Propriedades - Com sede no bairro da Mooca, em São Paulo, a Kalunga distribui mais de 60 lojas pela capital paulista, Grande São Paulo, as principais cidades do interior do Estado, Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Curitiba e Londrina (PR) e Brasília (DF). O projeto de expansão da empresa prevê a instalação de outras unidades na capital paulista, Rio de Janeiro, Brasília, Paraná e cidadebrasileiras, que tenham uma população acima de 200/300 mil habitantes. A escolha dos pontos leva em conta também o comércio da região, localização estratégica para o abastecimento da loja e o fluxo de pessoas e veículos no seu entorno. As vendas e o atendimento ao consumidor contam com o suporte de um moderno Centro de Distribuição (CD), às margens da Rodovia Castelo Branco, a 30 quilômetros docentro de São Paulo. O CD da Kalunga ocupa uma área de mais de 30 mil m². Foi projetado para atender com presteza e agilidade às necessidades de todos os canais de distribuição da empresa. Equipamentos de última geração, aliados a arrojados sistemas de softwares dos principais fabricantes internacionais, garantem o apoio logístico para o abastecimento das lojas e a pronta-entrega dos pedidos emqualquer parte do território brasileiro. A segmentação do CD permite que pedidos para São Paulo e Grande São Paulo sejam entregues em até 24 horas; enquanto para outras regiões em menos de 48 horas, conforme o canal de distribuição.


• Local de fabricação - Na Spiral do Brasil, indústria gráfica integrante do Grupo Kalunga, são produzidos cadernos, fichários, agendas e outros artigos escolares epara escritório. Em paralelo à oferta de produtos de qualidade, a preços mais baixos e as melhores condições de pagamento do mercado, a Kalunga aprimora cada vez mais a prestação de serviços. A diversificação nesta área começa no momento da compra (pessoalmente na loja, quando o cliente escolhe o produto na gôndola) ou por telefone e Internet, até o instante em que ele recebe (entre 24 e 48 horas,de acordo com a distância) a mercadoria em sua casa.

• Preço e tendência – Aumento, estabilização, redução – A Kalunga investiu R$ 5 milhões para surfar uma nova onda na web. A distribuidora de suprimentos para escritórios lançou uma atualização em sua loja virtual em 29 de dezembro de 2010, atualizando linguagem de programação, banco de dados, layout e criação de novos serviços (como busca...
tracking img