Estudo de casos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
ATIVIDADE
Estudo de Casos

Leia atentamente o caso abaixo e, em seguida, responda ao questionário apresentado.

Estudo de Caso 1 - A ARTE DE DIVIDIR PARA MULTIPLICAR
Nos anos 1980, quando criou a Microsiga, primeira empresa do grupo Totvs, Laércio Cosentino tinha de ser polivalente. Ele desenvolvia os softwares que acompanhia comercializa, viajava pelo país divulgando o pioneiro sistema de franquias para serviços de informática, administrava a empresa e acompanhava pessoalmente a entrega de serviços aos clientes. "Queria participar de tudo", recorda Laércio. Resultado: trabalhava cerca de 15 horas diárias.
Em 1994 ele percebeu que isso tinha de mudar e tomou uma decisão: ia parar de programar. "Precisava meconcentrar no crescimento da companhia."
A partir dali, começou a aplicar o lema "Dividir para multiplicar", ou seja, compartilhar tarefas e responsabilidades para atingir resultados maiores. Para conseguir isso, o executivo implementou um sistema de rotação de postos.
Com o passar do tempo, sentiu necessidade de mudar seu modelo de gestão para aumentar a eficiência da empresa. Assim, decidiuque, de tempos em tempos, vice-presidentes e diretores têm de mudar de área para aprender a administrar uma parte diferente da empresa. "Com o tempo, todos passam a conhecê-la como um todo e o grupo fica menos dependente de um único líder. Fico mais confiante para delegar", ensina. "Se não pudesse fazer isso, a Totvs não estaria em 23 países e não conseguiríamos atender no prazo e com qualidade 24800 clientes." A mudança no modelo de gestão valeu a pena.
Hoje a Totvs é a maior empresa de softwares de gestão corporativa com sede na América Latina e a sétima no mundo, com receita líquida de quase 1 bilhão de reais. E Laércio Cosentino conseguiu cortar quase cinco horas de trabalho de sua rotina diária.
Fonte: Adaptado de Você SA - Edição 9125
QUESTIONÁRIO
1. O desempenho administrativoé fortemente dependente das habilidades que os administradores devem ter.
a. Nos anos 1980, quando Laércio Cosentino, criou a Microsiga, qual a habilidade que predominava no seu comportamento?
b. Transcreva, do texto, o trecho que justifica a sua resposta.
2. Com o crescimento da Microsiga, Laércio Cosentino mudou a habilidade que predominava e passou a usar outra habilidade.c. Qual habilidade passou a utilizar?
d. Transcreva, do texto, o trecho que justifica a sua resposta.
3. Para Chiavenato, a tarefa básica da Administração é fazer as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz. Transcreva, do texto, o momento em que você nota essa preocupação em fazer as coisas por meio das pessoas para aumentar a eficiência e a eficácia.
4.Sabemos que os administradores podem trabalhar em 3 (três) níveis da administração. Com relação aos níveis organizacionais:
e. Em qual o nível organizacional se encontra atualmente Laércio Cosentino?
f. Quais as atividades desse nível organizacional?

Estudo de Caso 2 – MICROSOFT CORPORATION
Bill Gates foi admitido na prestigiosa Universidade Harvard, mas abandonou o curso deMatemática e Direito no 3° ano, para dedicar-se à Microsoft, foi fundada em 1975. Enquanto estudava em Harvard, desenvolveu junto com Paul Allen um interpretador da linguagem BASIC para um dos primeiros computadores pessoais a serem lançado nos Estados Unidos - o Altair 8800. Após um modesto sucesso na comercialização deste produto, Gates e Allen fundaram a Microsoft, uma das primeiras empresas nomundo focadas exclusivamente no mercado de programas para computadores pessoais ou PCs. Gates adquiriu ao longo dos anos uma fama de visionário (apostou no mercado de software na época em que o hardware era considerado muito mais valioso) e de negociador e líder agressivo, chegando muitas vezes a ser acusado por concorrentes da Microsoft de utilizar práticas comerciais desleais. A Microsoft...
tracking img