Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5
2. OBJETIVOS 6
2.1. Realizar entrevista e exame físico de enfermagem 6
2.2. Elaborar diagnósticos de enfermagem DE segundo NANDA 6
2.3. Fundamentar cientificamente os fatores relacionados de D E 6
2.4. Elaborar planos de estudos de cuidados individualizados conforme os diagnósticos de enfermagem levantados (justificar cada intervenção prescrita) 6
2.5.Realizar evolução de enfermagem 6
2.6. Realizar plano de alta (quando for possível) 6
3. MATERIAL E MÉTODO 6
3.1. Tipo de Pesquisa 6
3.2. População 7
3.3. Local de Pesquisa 7
3.4. Procedimentos de Coleta de Dados 7
3.5. Instrumento de Coleta de Dados 7
3.6. Questões Éticas 7
4. DISCUSSÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS 7
4.1. Coleta de Dados 8
4.1.1 Identificação Pessoal 8
4.2.Exames laboratoriais e de imagens 11
4.3. Medicações 16
4.4. Levantar os Diagnósticos de Enfermagem segundo NANDA / NIC/ NOC 27
4.5. Realize as evoluções de Enfermagem 30
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 31
6. ELABORAR PROGNÓSTICO E PLANO DE ALTA 31

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 32


















1. INTRODUÇÃO

A realização deste estudo de caso tem por finalidade oaprimoramento do conhecimento científico para a aplicação da SAE, enfocando as habilidades que adquirimos durante as aulas práticas para um atendimento de qualidade por meio do raciocínio clínico e dados coletados de forma sistematizada.
Neste estudo é fundamental o trabalho em equipe sendo comunicação interpessoal fundamental para o alcance dos objetivos esperados. Identificaremos por meio da entrevistae do exame físico, os diagnósticos de enfermagem segundo Nanda e as intervenções segundo (NIC) ,resultados segundo (NOC) ,assim contribuiremos para o bem estar físico, mental, social e espiritual do cliente que necessita do nosso apoio e cuidado no processo de recuperação.
Para atender os objetivos e metas deste estudo utilizaremos como fundamentação científica as teorias das NHB de Horta eDéficit de auto-cuidado de Orem.
As NHB são aplicadas de forma sistematizada para atender as necessidades de cada indivíduo.
Neste contexto a enfermagem é a ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torná-lo independente desta assistência pelo ensino do auto cuidado; de recuperar, manter e promover a saúde em colaboração com outros profissionais. E oser humano á parte integrante do universo dinâmico, e como tal sujeito a todas as leis que o regem no tempo e no espaço. Onde o ser humano quando não pode fazer algo por si mesmo precisa de ajuda ou auxilio, parcialmente de orientações, ensino, supervisão dos profissionais de saúde.
O primeiro passo do processo de enfermagem é o histórico de enfermagem: roteiro sistematizado para o levantamento dedados significativos para o enfermeiro e para o ser humano, que assim torna-se mais fácil a identificação dos problemas. Ainda utilizamos a teoria de Orem que busca o aperfeiçoamento no conhecimento de técnicas para uma melhor responsabilidade na assistência prestada ao indivíduo que não consegue realizar o auto cuidado que segundo Orem são compostos detrês teorias inter-relacionadas, auto cuidado, déficit e sistemas de enfermagem dentro dessas três teorias, destacam-se seis conceitos centrais e um periférico, onde auto cuidado, ação do auto cuidado, déficit do auto cuidado. Demanda terapêutica do auto-cuidado, serviço de enfermagem e o sistema de enfermagem como pontos centrais e periféricos. Os fatores condicionantes básicos que compreendem asua teoria geral de enfermagem.
Ela denomina a teoria do auto-cuidado como sendo as atividades realizadas pelos indivíduos para o seu próprio bem estar físico e mental. Assim a ação do auto-cuidado é quando o indivíduo se preocupa com si próprio. Estes fatores condicionantes estão relacionados com a idade, sexo, saúde e orientações sócio culturais, ela incorpora os requisitos universais, que...
tracking img