Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANIÉLE CRISTINA COLLING
BIANCA DA SILVEIRA RANGEL
BRUNA JERUSA DA COSTA
CAMILA LUANA LINCK
CARINA WERLE
ROSANE BECKER FLORES
Turno: 5N





RELATÓRIO DE INTRODUÇÃO AOS NEGÓCIOS INTERACIONAIS
ESTUDO DE CASO – EMPRESA DECORARE







Universidade Feevale
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Administração







Professor Orientador: André VianaNovo Hamburgo, junho de 2012.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3


1 CONCEITOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO 5


2 PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO 8


2.1 PONTOS FORTES E FRACOS 09


2.1.1 Pontos fortes 10


2.1.2 Pontos fracos 10


2.2 RISCOS E OPORTUNIDADES 11


3 CASE DA EMPRESA DECORARE TEXTIL 13


3.1 PONTOS FORTES E FRACOS DA EMPRESA DECORARE 18


3.1.1 Pontosfortes 18


3.1.2 Pontos fracos 19


CONSIDERAÇÕES FINAIS 20


REFERÊNCIAS 21






INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como seu principal foco descrever sobre a Internacionalização das PME (pequenas e médias empresas) no Brasil. Os negócios internacionais estão crescendo cada vez mais neste setor, as oportunidades estão aparecendo aos empreendedores, porém estes estão deixandoescapar as chances de internacionalizar sua empresa. Isto se dá, muitas vezes, por dúvidas, falta de informação.
As empresas cada vez mais sentem a necessidade de se relacionar com o mercado externo, pois no mercado interno sofrem com a grande concorrência das empresas estrangeiras, mesmo dentro do próprio país. As PMEs mesmo com tantas dificuldades sentem-se atraídas pela idéia deinternacionalização por ser uma alternativa adequada para se competir no mercado mundial.
A pesquisa realizada se caracteriza quanto a sua natureza como uma pesquisa básica, a qual “objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais” (PRODANOV; FREITAS, 2009, p. 62). Neste sentido, esta gera o conhecimento, semfinalidades imediatas, este conhecimento é usado em pesquisas tecnológicas ou aplicadas. A pesquisa neste trabalho foi fundamental para entender quais as dificuldades das pequenas e médias empresas de se internacionalizar, os incentivos, os benefícios, as ameaças e tudo que envolve estas com o mercado internacional. Segundo Demo (2000, p. 20 apud PRODANOV; FREITAS, 2009, p. 51), a “pesquisa éentendida tanto como procedimento de fabricação do conhecimento, quanto como procedimento de aprendizagem (princípio científico e educativo), sendo parte integrante de todo processo reconstrutivo de conhecimento”.
O grande objetivo do trabalho será relacionar a prática com a teoria, trazendo como estudo de caso o processo de internacionalização da empresa Decorate LTDA. A partir desteobjetivo a pesquisa adotada teve caráter descritivo que é, segundo Prodanov e Freitas (2009, p. 63) “quando o pesquisador apenas registra e descreve fatos observados sem interferir neles”, adotando o método bibliográfico, por meio de livros, artigos científicos, Internet, sempre verificando a veracidade dos dados obtidos. Quanto a abordagem do problema foi utilizada uma pesquisa qualitativa “Oprocesso e seu significado são os focos principais de abordagem (...) preocupa-se muito com o processo do que com produto” (PRODANOV; FREITAS 2009, p. 81).
Este relatório será dividido em três partes fundamentais, a primeira será a descrição de alguns conceitos básicos para o entendimento do trabalho, a segunda abordará sobre o processo de internacionalização, como dificuldades, ameaças,incentivos, oportunidades e o funcionamento do próprio processo, por fim a última será o estudo de caso da empresa Decorate LTDA.

1 CONCEITOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Antes de iniciar propriamente a análise da internacionalização de pequenas e médias empresas é preciso definir Internacionalização, que segundo André (et all, 2007, p. 22), ela pode ser descrita como:

A...
tracking img