Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de Caso

Psicologia

Belo Horizonte
29 de Setembro de 2011.



1- Da análise dos fatos narrados:

Primeiramente nota-se através da descrição dos fatos que a EmpresaBrasileira de Equipamentos Hidráulicos, não se preparou para a ausência em virtude da aposentadoria do Sr. Carlos.
O Sr. Marcos deveria ter se certificado antes da saída do Sr. Carlos, que o engenheiroFernando havia sido preparado para dempenho da tarefa que se esperava que ele pudesse realizar. Esta constatação poderia ter sido feita através das políticas de treinamento e desenvolvimento pessoal.
Podeter ocorrido alguma centralização de tarefas por parte do Sr. Carlos o que resultou na constatação da total falta de preparo do Sr. Fernando, que na hora esperada pela empresa não possuía experiênciae aptidão para o gerenciamento de pessoas. Essa cetralização hipotética poderia ter sido corrigida pela gerente imediatamente superior ao Sr. Carlos.
A contratação do Sr. Caldas num primeiro momentopode ter sido uma boa escolha, já que o Sr. Fernando não fooi devidamente preparado para o cargo.
Nesta última alteração, a contratação do Sr. Carlos, nota-se que mais uma vez a empresa nãoverificou se este engenheiro possuía as aptidões gerenciais necessárias para o cargo.
2- Da aplicação das teorias estudadas ao caso em análise

Os indivíduos envolvidos no caso e suas característicasacima poderiam ter sido analisados de maneira mais abrangente através do estudo do intituto da personalidade, e mais restritivamente através dos institutos da identidade e autoconceito. Algumas, senãotodas as deficiências poderiam ter sido facilmente detectadas. Ademais, as aptidões para desenvolvimento das atividades ficariam em evidência neste momento. O conceito de personalidade de acordo com osslides apresentados em sala de aula pela professora Natália Ribeiro Alves, é:

“Padrões relativamente constantes e duradouros de perceber, pensar, sentir e comportar-se, que dão às pessoas...
tracking img