Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO

PERGUNTAS E RESPOSTA

1- Quais forças tecnológicas e setoriais desafiaram tal modelo? Quais problemas essas forças criaram?
R= A blockbuster trabalhava com um software customizado, projetado para simplificar as transações de aluguel de venda. Por meio de um leitor óptico de código de barras, um sistema automatizado de ponto de venda lia os dados de cada item vendido oualugado e do cartão de identificação de cada cliente. Esses dados eram transmitidos para central computacional corporativa e, lá, utilizados pela administração para monitora as vendas e analisar padrões demográficos de aluguel de venda em cada loja, possibilitando assim decisões de marketing mais acertadas. E com o surgimento dos serviços de locação on-line criado pela concorrente fizeram com que aBlockbuster executasse algumas mudanças radicais em seus negócios implantando entre outras coisas serviços de locação on-line. O que causou um conjunto de desafios para o sistema administrativo da empresa.

2- Faça uma analise SWOT (FOFA) da Blockbuster.
R= Força da empresa: A Blockbuster tinha força no mercado por possuir mais de cinquenta centros de distribuição, 4.500 lojas em todo osEstados Unidos e 9.100 lojas em 25 países conquistando uma participação de mercado desfrutada.
Fraqueza da empresa: A fraqueza da Blockbuster era em questão da viabilidade e tecnologia. Se um cliente quisesse alugar um filme ele teria que se deslocar até uma loja, pois ela não possuía a interação de seus clientes pela internet. E com o surgimento de uma concorrente a Netflix que se tornou umagrande ameaça a Blockbuster , ao qual esta eliminou a necessidade de lojas físicas, todas as interações entre ela se dava pela internet ou correios os usuários entravam no site e criavam uma lista de filmes que gostariam de alugar e mediante a uma assinatura mensal a Netflix enviava pelo correio ate três filmes de cada vez. E a Blockbuster se via diante de novos concorrentes.
Oportunidade: diante deum novo tipo de concorrente a Blockbuster executou algumas mudanças radicais em seu negocio. Implantou entre outras coisas um serviço de locação on-line: como o MoviePass uma assinatura mensal para clientesque frequentam a loja. O Game Pass uma assinatura par vídeo games e o famigerado programa “taxa de atraso nunca mais” e um serviço de intermediação na compra e venda de filme.
Ameaças:Depois de lançada a loja on-line a Blockbuster apresentava um resultado geral regular. O serviço tinha conquistado um Milão de assinantes e em cerca de seis meses a empresa esperava dobrar esse numero. So ao mesmo tempo com todas essas mudanças, a Netflix tinha ultapassado os três milhões de assinantes e, pelo andar da carruagem atingiria os quatro milhões ate o fim daquele ano e isso forçou aBlockuster a baixar seus preços chegando ao determinado ponto a reduzir seu plano de três filmes mensais para 14,99 dólares contra 17,99 da Netflix.

3- Faça uma analise das cinco forças competitivas de Porter: Como uma empresa pode aproveitar seu investimento em TI para constituir uma plataforma estratégica de TI que funcione como uma barreira ao ingresso de novos concorrentes em seus mercados?R= Ameaças de novos concorrentes: nessa força a empresa encontrara barreiras principalmente se ela for competir com marcas que já estão estabelecidas e fidelizadas no mercado. Pois isso exigira muito capital para investimento no produto.
Poder de barganha do cliente: essa força tem o poder de barganha pois quando um cliente compra em grande quantidade, ele tem mais possibilidade de exigirpreços melhores.
Ameaças de substitutos: e uma força ameaçadora de preço e desempenho, pois um produto pode ser facilmente substituído por outro, se este apresentar melhorias e desempenho ex: um DVD pode ser substituto de um vídeo cassete.
Poder de barganha dos fornecedores: essa força e parecida com o poder de barganha dos clientes, pois alguns fornecedores que vendem para mais compradores podem...
tracking img