Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

O trato urinário inferior – aqui definido como a unidade vesicoesfincteriana, a bexiga ou a uretra, em conjunto – tem como funções básicas o armazenamento de urina a baixa pressão e sua eliminação, sob controle voluntário. O prejuízo pode ser causado por alterações anatômicas, neurológicas e ou vesicais. O tratamento destes distúrbios do trato urinário inferior depende da causada disfunção, da presença de comorbidades clínicas e do estado geral do indivíduo. Independente de eliminar ou não a causa da doença, um dos objetivos é melhorar as funções de armazenamento e esvaziamento da bexiga (ZAMBON ET al., 2009).
Muitas patologias do trato urinário implicam no surgimento de retenção. Sendo assim, a retenção urinária aguda é uma condição caracterizada pela interrupçãoabrupta de eliminação de urina, que fica represada na bexiga, sem possibilidade de eliminação, seja em virtude de fatores anatômicos obstrutivos, ou por motivos funcionais. Entre suas causas mais comuns, destacam-se a hiperplasia prostática benigna, seguida de constipação, adenocarcinoma de próstata, estenose uretral, retenção de coágulos, distúrbios neurológicos pós-operatórios, cálculos, drogas einfecções do trato urinário. (MATOS et al., 2009 apud CHOONG e EMBERTON, 2000).
Na retenção urinária aguda ocorre incapacidade abrupta de eliminar o conteúdo vesical, situação que implica em intervenção de urgência. Podemos afirmar que os principais objetivos do acompanhamento dos pacientes com retenção é a prevenção e tratamento das infecções do trato urinário, além do bem-estar do paciente.Assim percebe-se que o Processo de Enfermagem indica um trabalho profissional específico e pressupõe uma série de ações dinâmicas e interrelacionadas para sua realização, ou seja, indica a adoção de um determinado método ou modo de fazer (Sistematização da Assistência de Enfermagem), fundamentado em um sistema de valores e crenças morais e no conhecimento técnico-científico da área. Naliteratura, costuma ser descrito como o ponto focal, o cerne ou a essência da prática da Enfermagem (GARCIA e NÓBREGA, 2009 apud GARCIA e NÓBREGA, 2004).
Desse modo, no processo de observação e descrição desse estudo identificamos a aplicabilidade da Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda de Aguiar Horta, á qual foi utilizada como referencial teórico, já que esta teoria tem como objeto o serhumano e suas necessidades básicas afetadas.
Segundo HORTA (1979), enfermagem é a ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torná-lo independente desta assistência, quando possível, pelo ensino do autocuidado; de recuperar, manter e promover a saúde em colaboração com outros profissionais.
A partir da perspectiva de que “embora haja uma ampladiscussão sobre masculinidade na área da saúde em geral, ainda há uma insuficiência de estudos sobre o empenho masculino voltado para o estilo de vida saudável e promoção da saúde” (GOMEZ, NASCIMENTO e ARAÚJO, 2007), surgiu o interesse por um quadro clínico que fosse exclusivo do sexo masculino, pois percebemos a carência de mais estudos voltados para a saúde do homem.

Com a utilização destateoria podemos tornar possível a sistematização da assistência de enfermagem para atender as necessidades afetadas do paciente. Com base nestas considerações, este trabalho teve como objetivo realizar assistência de enfermagem a um paciente idoso com retenção urinária, com história pregressa de ressecação transuretral da próstata (RTU) e amputação serial de pênis, com base na teoria das NecessidadesHumanas Básicas de Wanda Horta.

1. Metodologia

Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso.
Este estudo foi desenvolvido na Oncologia da Santa Casa de Misericórdia, hospital escola, do município de Sobral. Este setor além de pacientes com câncer admite pacientes com trauma, cirurgia plástica, cesáreas e pacientes urológicos. Esta é composta por 15...
tracking img