Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO (BÔNUS): O AMBIENTE ORGANIZACIONAL DA PETROBRAS

A Petrobras e sua história


A Petrobras (Petróleo Brasileiro S.A.) é a maior empresa brasileira. Essa gigante atua no ramo energético e tem papel preponderante na economia nacional desde os tempos de sua conturbada criação. O processo de nascimento da empresa remete-nos às décadas de 1940 e 1950, quando houve grandes debatessobre a questão do petróleo no Brasil. De um lado estavam os grupos nacionalistas, que defendiam o completo monopólio do Estado brasileiro sobre a produção e refino; do outro, estavam as companhias internacionais, que desejavam a abertura do mercado. As discussões duraram sete anos, até que, em 1953, Getúlio Vargas sancionou a lei que determinava a criação da Petrobras, que monopolizaria todas asetapas produtivas, sem controlar completamente apenas a distribuição dos combustíveis. Ainda hoje, a Petrobras permanece uma empresa estatal, ou seja, o governo brasileiro detém participação majoritária na companhia.
O setor de petróleo sempre foi visto como estratégico pelos governantes brasileiros, já que essa é a principal matriz energética mundial. Além disso, por tratar-se de uma riquezanatural do país, essa commodity foi protegida dos interesses das grandes produtoras internacionais de petróleo. Isso incitou um elevado nacionalismo na população, que se orgulha da Petrobras pela sua relevância no Brasil.
Até 1995, a organização gozou do monopólio de prospecção, exploração e refino do petróleo no país. A ausência de concorrentes permitiu que a empresa experimentasse um crescimentocontínuo em suas atividades e ganhos, apesar de não incentivá-Ia a incrementar sua produtividade e eficiência. A elevação da receita e dos lucros possibilitou que a Petrobras aumentasse seus investimentos, não apenas na área produtiva, mas também em pesquisa e desenvolvimento de novas técnicas.
A maior parte do petróleo brasileiro não está localizada em terra firme, e sim na plataforma continentalbrasileira, ou seja, na projeção do território brasileiro sob o Oceano Atlântico. Por isso, a empresa sempre investiu pesadamente 'em tecnologia para exploração e produção da riqueza energética em águas profundas (mais de 400 metros de profundidade). Com isso, a organização tornou-se a maior exploradora da commodity nessas condições no mundo.

O contexto de atuação da Petrobras

O mercadopetrolífero da economia mundial sempre foi extremamente conturbado, em virtude de crises políticas e guerras ocorridas nas principais regiões produtoras. Por essa razão, o preço dessa commodity, cotado em bolsas internacionais, sofreu oscilações bruscas no decorrer das últimas décadas. Essa conjuntura mundial afetou diretamente a Petrobras e a política de preços acertada com o governo brasileiro.Apesar de ter alcançado a auto-suficiência na produção de petróleo em 2006, o Brasil sempre foi importador do produto, e as crises influenciaram diretamente os preços praticados no mercado interno.
Na década de 1970, os preços internacionais do petróleo dispararam, em decorrência da situação geopolítica no Oriente Médio, e a Petrobras foi forçada a elevar o preço dos combustíveis no mercado interno.Essa decisão prejudicou toda a economia nacional, porém era a única solução para enfrentar a alta dos preços da importação do produto.
Na década de 1980, a instabilidade política no Irã e sua guerra com o Iraque geraram nova elevação do preço da commodity no mercado internacional. Desta vez, no entanto, o aumento da produção interna permitiu que a Petrobras, atendendo à política governamental decontrole de preços, não repassasse integralmente aos consumidores esse incremento no valor da importação.
A Petrobras, como empresa estatal produtora de importantes matrizes energéticas, segue uma política de preços formulada juntamente com o governo brasileiro. A empresa é vista como instrumento do desenvolvimento nacional e, sendo os combustíveis um elemento indispensável para todas as...
tracking img