Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Estudo de caso realizado no dia 01 de abril de 2012, no Huerb em Rio Branco, no estado do Acre. Durante o período de estágio na disciplina de Estágio Supervisionado I.


OBJETIVO

Realizar a entrevista e o exame físico geral para um levantamento e diagnóstico de enfermagem para a elaboração do plano de cuidados de enfermagem e assistência geral ao paciente.


METODOLOGIAColeta de dados do prontuário do paciente; Anamnese e exame físico.


FONTES

Prontuário do paciente, entrevista, literatura e acesso a internet.














HISTÓRICO DE ENFERMAGEM (ESTUDO DE CASO)



A.G.S., sexo feminino, 73 anos, cor parda, divorciada, 6 filhos, natural da cidade de Rio Branco – Acre, reside na nova estação. O paciente deu entrada no p.s. 16/04/12 pordesorientação agressividade acompanhada de confusão mental e incontinência urinaria. Paciente portadora de H.A.S. por aproximadamente 8 anos e portadora de diabetes millitus tipo 2 Admitido na Unidade de Terapia Intensiva do Huerb no dia 19/04/2012, procedente do com sedação intermitente. pressão arterial 147x94 mmHg., desorientada, trazida pelos seus familiares. Instalado monitorizaçãocardíaca e oximetria de pulso. Paciente refere agitação, Diurese presente em sonda e evacuação ausente no periodo. Higiene corporal realizada no leito. Cabeça e pescoço: afirma cefaléia e nega as demais complicações. Mamas e axilas: nega complicações do sistema. Gastrintestinal: sem alterações. Geniturinário: portando sonda vesical de demora. Membros superiores e inferiores e sistema músculo esquelético:apresenta pele flácida, porém sem comprometimento mais grave . Sistema Nervoso: nega complicações do sistema. Exame Psíquico: Apresenta-se desorientada, no tempo e no espaço, memória preservada, sentimento afetivo, inteligência preservada, vontade de estar recuperado e voltar a suas atividades e âmbito familiar, senso percepção preservada. Hábitos de vida: apresenta nutrição hipercalórica, compouca quantidade de frutas e verduras, hidratação favorável, sono e repouso comprometidos, evacuação presente em média quantidade de coloração, odor e consistência característicos, eliminação urinária presente em pequena quantidade e bem concentrada. Exame físico geral: SSVV: pulso de 57 bpm, P.A de 147X94mmHg, F.R de 24 mpm, SpO2: 95%, Tax de 36,6ºC, crânio mesocefálico, couro cabeludo íntegro,pupilas redondas simétricas reagentes à luz e à acomodação, hidratadas e sem lesões, conduto auditivo e acuidade preservados, narinas ressecadas, e com algumas lesões devido portar sonda nasogástrica, mucosa oral corada, hidratada, sem lesões, com ausência de dentição e fazendo uso de prótese dentária, língua saburrosa, amígdalas preservadas, sem lesões, lábios ressecados, porém corados, tóraxposterior apresentando sem lesões , parcialmente hidratada, expansão torácica preservada bilateralmente, achado som claro pulmonar, murmúrios vesiculares bilateralmente fisiologicamente sem ruídos hidroaéreos, A ausculta cardíaca apresenta B1 e B2 de fraca intensidade, rítmico e normofonética , abdome globoso, flácido, sem lesões, sem massa palpável, à ausculta abdominal ruídos hidroaéreos presentes,perfusão periférica preservada, porém com locomoção prejudicada devido a sua patologia.sensibilidade preservada, coluna alinhada e ausência de marcha patológica e órgãos genitais preservados, sem nenhuma alteração.

FISIOPATOLOGIA

Embora a etiologia exata para a maioria dos casos de hipertensão não possa ser identificada, compreende-se que a hipertensão é um sinal, é mais provável que elapossua muitas causas, exatamente como a febre apresenta muitas causas. Para que a hipertensão ocorra, deve haver uma alteração em um dos fatores na equação de pressão arterial: resistência periférica ou debito cardíaco. Para que a hipertensão aconteça deve haver um problema com os sistemas de controle que monitorizam ou regulam a pressão, além de uma ou mais alterações nos fatores na equação da...
tracking img