Estudo de caso - the coca- cola company

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ADMINISTRAÇÃO SINARA MONTES DA FONSECA

Estudo de caso:
“The Coca- Cola Company”

Cataguases 2012

2

SINARA MONTES DA FONSECA

ESTUDO DE CASO:
“The Coca- Cola Company”

Trabalho apresentado às disciplinas Teorias da Administração II, Matemática, Introdução à Economia e Introdução à Contabilidade da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.Professores: Karen Manganotti, Helenara Sampaio, Regina Malassise, Marcelo Tarifa.

Cataguases 2012

3

SUMÁRIO

Parte I - Embasamento Administrativo............................................................... 4 Parte II - Embasamento Matemático.................................................................. 5 Parte III - EmbasamentoEconômico.................................................................. 6 Parte IV - Embasamento Contábil...................................................................... 8 REFERÊNCIAS.................................................................................................. 9

4

Parte I- Embasamento Administrativo 1) Conforme o estudo de caso, informe qual abordagem da Teoria da Administração II foi utilizada e aponte ascaracterísticas que definem a abordagem escolhida. Tome como base a unidade 2 do livro (Unidade 2- Abordagem Neoclássica, APO e Estruturalismo), mais os livros das referências bibliográficas. A abordagem da Teoria da Administração II utilizada pela CocaCola é o Estruturalismo. O Estruturalismo é uma modalidade de pensar e um método de análise praticado nas ciências do século XX. Metodologicamente, analisasistemas em grande escala examinando as relações e as funções dos elementos que constituem tais sistemas, que são inúmeros. A Abordagem Estruturalista pode ser definida como uma tentativa de englobar aspectos importantes da Abordagem Clássica e aspectos relevantes da Escola das Relações Humanas. A principal síntese foi produzida pelo professor Amitai Etzioni. Suas principais características são:Lógica predominante: Integrativa e não dicotômica; Ênfase: Indivíduo e organização; Abrangência: Escola Clássica e Escola das Relações Humanas; Dilema identificado: conflito inevitável entre objetivos organizacionais e necessidades individuais; Organizações objetos de estudo: além das indústrias, também hospitais, universidades, presídios, clubes, exército entre outras organizações e Temática:Instituição de novos tópicos para discussão: conflito, poder alienação. No Estruturalismo, a administração deixou de ser restrita às fábricas, passando a ser estendida a todos os tipos de organizações. 2) Com base no estudo de caso, qual abordagem moderna da Teoria da Administração II pode ser aplicada? Justifique a resposta. Tome como base a unidade 4 do livro (Unidade 4- Novas abordagens) e os livrosdas referências bibliográficas. A abordagem moderna da Teoria da Administração II que pode ser aplicada, baseando-se no estudo de caso apresentado é a Reengenharia que é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivos no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas e/ ou processos. A Reengenharia paraStair e Reynolds (202) é vista como “redesenho de processos”, envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização. Esta focalização no aumento da eficiência dos processos na obtenção de mais- valias a curto prazo, implica melhorias em três níveis a destacar:redução de custos, redução de tempo e melhoria da qualidade dos serviços. Diante da necessidade de uma reformulação substancial a que precisa ser submetida a Coca- Cola, a Reengenharia apresenta as características que mais se adéquam a esta mudança.

5

Parte II - Embasamento Matemático

3) Vamos supor que um vendedor da Coca- Cola recebe mensalmente em certa região um salário fixo de...
tracking img