Estudo de caso: “the coca-cola company”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ESTUDO DE CASO:
“THE COCA-COLA COMPANY”

Tangará da Serra, MT
2012

ESTUDO DE CASO:
“THE COCA-COLA COMPANY”

Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas Matemática, Introdução a Economia, Introdução a Contabilidade e Teorias da Administração II.

Prof. Helenara R. Sampaio
ReginaMalassisse
Marcelo Resquetti Tarifa
Karen Hiramatsu Manganotti

Tangará da Serra, MT
2012

SUMÁRIO

1 - INTRODUCÃO...................................................................................................4
2 - DESENVOLVIMENTO .......................................................................................5
2.1 - Parte I - EmbasamentoAdministrativo........................................................5
2.2 - Parte II - Embasamento Matemático.............................................................6
2.3 – Parte III – Embasamento Econômico...........................................................7
2.4 – Parte IV – Embasamento Contábil...............................................................8
3 -CONCLUSÃO....................................................................................................12
4- REFERÊNCIAS ................................................................................................13

1. INTRODUÇÃO

O texto estudo de caso: “The coca-cola company” trata do companhia coca-cola a marca mais valiosa do planeta, surgiu em 1886, têm domínio da indústria dos refrigerantes no mundo a maisde um século, está presente no mercado de mais de 200 países, e é a bebida mais vendida. É difícel pensar que uma empresa como esta também precisa de revisão, mudança estratégicas no decorer do seu desenvolvimento para se manter ativa no mercado consumidor.

2. DESENVOLVIMENTO

Parte I - Embasamento Administrativo

1) Conforme o estudo de caso, informe qual abordagem daTeoria da Administração II utilizada e aponte as características que definem a abordagem escolhida.

A abordagem utilizada no caso é a Neoclássica.
Características que definem esta teoria são:
- Ênfase na prática da administração – autores neoclássicos buscam resultados concretos com conceitos que podem ser utilizados de forma prática.

- Reafirmação relativa dos postulados clássicos – osautores reformulam grande parte dos da teoria clássica conforme o novo contexto.

- Ênfase nos princípios gerais de administração – criação de normas administrativas com o objetivo de buscar soluções práticas. A partir dos princípios gerais: planejar, organizar, dirigir e controlar, o administrador deve orientar suas ações de maneira flexível, adequando os princípios gerais aos diferentes tipos deorganizações.

- Ênfase nos objetivos e resultados – é para reforçar a idéia de que as organizações com propositos defenidos, com objetivos a serem alcançados e com rsultados a serem atingidos.

- Ecletismo da teoria Clássica – mesmo tendo como base a teoria clássica, a teoria neoclássica se apropria da idéia de outras teorias também, por esta denominação de ecletismo.




2)Com base no estudo de caso, qual abordagem moderna da Teoria da Administração II pode ser aplicada? Justifique a resposta.

A abordagem moderna que pode ser aplicada ao estudo do caso “The Coca-Cola Company” é a Reengenharia, que tem como elemento base de acordo com vários autores: repensar fundamental, mudança radical, melhoria drástica e aperfeicoamento de processos. O básico dareengenharia é a Mudança, “a mudança deve fazer parte do quotidiano” (segundo Waterman1987 apud Wood, 1995)
Parece estranho pensar que uma empresa como a Coca-Cola precisa de uma revisão geral, mudança. Afinal seu produto é vendido em cada esquina do mundo e domina a indústria dos refrigerantes a mais de um século. Mas vimos que mesmo companhias que mudam o mundo podem dar passos equivocados e...
tracking img