Estudo de caso the coca cola company

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERVENÇÃO ESTATAL
• GETULIO VARGAS
Sem dúvida, um dos maiores legados do Governo de Getulio Vargas foi à implementação de um projeto baseado na forte Para cumprir com esse objetivo, o governofederal elaborou o Plano de Metas, que previa um acelerado crescimento econômico a partir da expansão do setor industrial, com investimentos na produção de aço, alumínio, metais não-ferrosos, cimento,álcalis, papel e celulose, borracha, construção naval, maquinaria pesada e equipamento elétrico.
O Plano de Metas teve pleno êxito, pois no transcurso da gestão governamental a economiabrasileira registrou taxas de crescimento da produção industrial (principalmente na área de bens de capital) em torno de 80%.presença do Estado em áreas consideradas cruciais para o desenvolvimento do paísatuando como regulador e empreendedor de certas atividades econômicas. A intervenção estatal tinha por objetivo estimular a industrialização e modernização do país, este tipo de políticadesenvolvimentista começou a ser posta em prática na década de 1930, e praticamente todos os governos que vieram depois adotaram algum tipo de planejamento econômico conferindo ao Estado papel preponderante ecentral.
No primeiro ano de seu governo, Vargas estabeleceu o monopólio estatal sobre o petróleo, a partir de uma campanha de cunho nacionalista que recebeu forte apoio popular. A campanha teve o nome "Opetróleo é nosso", e conseguiu o apoio do povo ao governo federal, a partir daí criou-se a empresa estatal Petrobrás, que monopolizou as atividades de exploração e refino de todas as reservas depetróleo encontradas no território brasileiro.
Em seu segundo mandato, Vargas elaborou uma política desenvolvimentista baseada no fortalecimento da indústria de base: siderurgia, petroquímica, energia etransportes. Este governo ficou marcado por ser um fenômeno que vigorou em praticamente todos os países do continente latino-americano, o “populismo” podemos entender o fenômeno a partir da relação...
tracking img