Estudo de caso sobre o desenvolvimento e mudanças no estado brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Academicos: Sonia mara Zardo Magalhães
Aldegundes Castro de Magalhães
Edinete Alice da Silva

Breve relato sobre a história do município de Nova Maringá-MT
A partir da década de 50 e 60, acelera-se o processo de expansão de fronteira agrícola, agora com a venda de terras a capitalistas, o que possibilitou a entrada de colonizadoras particulares, já na década de 70, e no caso deMato Grosso com a abertura das estradas e com os incentivos fiscais possibilitou se a migração das varias famílias advindas do sul e sudeste.
Simultaneamente a esses acontecimentos de colonização, surge na microrregião do Arinos, na época pertencente a uma tribo indígena Itapaunas conhecidas como “beiço-de-pau”, no ano de 1953, um pequeno povoado, localizado na fazenda ABC, hoje Apasa. Essepovoado foi sendo colonizado à medida que suas estradas eram abertas, e a partir de 1969 surge a colonizadora Continental que tinha como administrador o Sr. Antonio José da Silva que, juntamente com seus técnicos demarcavam e vendiam os lotes, que na época foi denominada Gleba Continental, atual município de Nova Maringá.
Nova Maringá, tornou se município em 19 de dezembro de 1991, através da Leinº.5.982 de autoria do deputado Pedro Lima e sancionada no governo de Jaime Campos, desmembrando se assim do município de São José do Rio Claro.e tendo como primeiro prefeito o Sr. João Braga Neto e seu vice o Sr. Armando Ribeiro
Nova Maringá encontra-se situada no médio norte do estado com uma área de 11.510,33 Km², distante 391 KM de Cuiabá-MT, pertencendo a bacia Amazônica, apresentando oclima em transição do tropical quente semi-úmido para o equatorial quente e úmido com estações bem definidas uma seca e uma chuvosa, sua vegetação se apresenta como área de tensão ecológica, uma transição entre a Amazônia e o cerrado. E o solo é classificado lato solo de origem minerais e texturosa média argilosa, apresentando característica morfológica considerada boa e com baixa disponibilidade denutrientes. Esta região pertence ao planalto dos Parecis seus principais rios são Arinos, Alegre e Ponte de Pedra.
As principais atividades econômica desenvolvidas no município são as práticas agrícolas diversificadas, pecuária de corte, agricultura e extrativismo vegetal e atualmente possui cerca 3.323 eleitores aptos a votar.

Escolhemos a alternativa D. Conforme prevê a Lei Complementarnº 101, de 04 de maio de 2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Em seu Art.48, inciso I onde diz que – A transparência será assegurada também mediante incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante o processo de elaboração e de discussão dos planos, Lei de Diretrizes Orçamentárias eOrçamentos.
Isto quer dizer que é imprescindível a participação da sociedade civil durante o processo de planejamento dos planos municipais que serão desenvolvidos durante a gestão.
Para que a democracia ocorra efetivamente e necessária a realização de audiências publicas.
Uma audiência pública é uma reunião pública informal. Todos na comunidade são convidados a comparecer, dar suasopiniões, e ouvir as respostas de pessoas públicas. Nas comunidades heterogêneas de hoje, com grandes populações, geralmente, as audiências públicas são conduzidas por pessoas que podem influenciar os oficialmente eleitos em sua tomada de decisão ou dar a chance de sentir que suas vozes estão sendo ouvidas. Não existem regras ou manuais para conduzir uma audiência pública.
Questão D. Mas mudaria a formade adquirir as informações diretamente da sociedade civil, convocando os representantes de cada segmento, e não a população em geral, e desta forma estaríamos respeitando o princípio da legalidade conforme prevê o art. 48, incisoI.
Solicitaria a estes representantes que realizassem reuniões com seus segmentos e ali discutiriam as necessidades e as demandas necessárias e após isso, traria...
tracking img