Estudo de caso - pesquisa de clima organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo do Clima Organizacional em uma empresa de refeições coletivas localizada no centro do Estado do Rio Grande do Sul

Acadêmicas: Letiane Streck, Mariana Gaida, Mariane Wittmann e Nathalia Oliveira



1. Introdução

Desde os primórdios dos estudos em Gestão de Pessoas, é visto que entender os fatores que determinam ou interferem no comportamento humano é fundamental para asempresas. Os estudos a respeito de Clima Organizacional iniciaram na década de 1930, se intensificando entre a década de 60 e 80 (VELOSO, 2007), obtendo grande difusão. Hoje é um assunto pertinente a qualquer organização de sucesso. A evolução desses conceitos permitiu que hoje as empresas compreendessem melhor o seu quadro de colaboradores, assim como os colaboradores passaram a se sentir maisenvolvidos com a empresa no qual trabalham.

Nota-se que tanto o ambiente interno da empresa como os fatores do ambiente externo influenciam o desenvolvimento e a capacidade produtiva dos colaboradores. Quando satisfeitos com o seu ambiente de trabalho, as pessoas tendem a trabalhar melhor, conseguem ter novas ideias, possuem ótimo relacionamento interpessoal com os seus colegas e são mais eficientes eprodutivos. A insatisfação com o ambiente de trabalho aponta a desmotivação, presente em quase todas as ações do colaborador, desde na chegada cabisbaixa na empresa, até a falta de alinhamento com os objetivos e com as estratégias. Porém, é difícil mensurar esses fatores, uma vez que a produtividade e motivação possuem tanto aspectos tangíveis com intangíveis, sendo o resultado da interação doscolaboradores com a equipe e com os insumos que a empresa dispõe para produzir (QUEIROZ, 2005).

Devido a isso, os estudos em Clima Organizacional propõem escalas para se realizar a Pesquisa de Clima Organizacional, com o intuito de analisar a percepção das pessoas sobre o ambiente em que trabalha e como isso as afeta. Para Gomes et al Xavier (2002) para realizar a análise do climaorganizacional deve-se identificar que fatores exercem influência significativa e real sobre o comportamento do indivíduo e dos grupos organizacionais.

A partir de Pesquisa de Clima Organizacional, os gestores poderão compreender como estão as relações entre a empresa e as pessoas, não só em relação à satisfação e motivação, mas a compreensão das políticas organizacionais, concordância com odirecionamento estratégico do negócio, entre outros (VELOSO, 2007).

Esse estudo se propõe a realizar uma Pesquisa de Clima Organizacional em uma empresa do ramo de refeições coletivas, procurando identificar os pontos fortes e pontos fracos em relação ao Clima Organizacional da empresa, estabelecendo planos de ação para os fatores que devem ser melhorados e contribuindo para o desenvolvimento da área deGestão de Pessoas, para a produtividade dos colaboradores e para a rentabilidade da organização.



2. Referencial Teórico

2.1 Clima Organizacional: Conceitos

Para Coda (1997), a Administração de Recursos Humanos visa proporcionar a organização um quadro de pessoal satisfeito, integrado, produtivo e estimulado para contribuir com o alcance dos objetivos da empresa. É decisivo para osgestores de recursos humanos ressaltarem a importância do ambiente interno para a excelência das atividades.

O Clima Organizacional deve prover as condições necessárias para realização das atividades, criando um ambiente adequado de facilite o desenvolvimento pessoal e a sinergia da equipe. Assim, o ambiente interno das organizações deve propiciar a busca pelo desenvolvimento, manutenção eutilização do capital humano de forma que os objetivos da empresa sejam atingidos de forma eficaz.

Nesse sentido, percebe-se a importância do Clima Organizacional nas empresas, no qual pode ser definido como impressões gerais ou percepções dos empregados em relação ao seu ambiente de trabalho, ou seja, o clima reflete o comportamento organizacional.

Para Payne e Mansfield (1973), o “Clima...
tracking img