A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO HUMANA PARA O CRESCIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS.

4393 palavras 18 páginas
A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO HUMANA PARA O CRESCIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS.

RESUMO
Esse artigo tem como objetivo a análise da motivação e do clima organizacional nas empresas, e como estes fatores podem influenciar no crescimento e desenvolvimento corporativo. Um dos objetivos foi compreender como determinantes fatores motivacionais podem interferir na vida laboral do trabalhador a ponto de influenciar positivamente ou não na execução de suas funções.
Além do referencial teórico, fazem parte dessa pesquisa a análise de dois estudos de caso científicos, baseados na realidade cotidiana das empresas pesquisadas. Através desses estudos pode ser traçado um parâmetro da importância em se conservar um bom clima motivacional e identificar os principais fatores motivacionais e a percepção de cada um deles por parte dos trabalhadores afim de traçar estratégias para o crescimento da organização.
Palavras-clave: Desenvolvimento Organizacional; Clima Motivacional; Fatores Motivacionais.

1. INTRODUÇÃO
No cenário atual com uma grande competitividade entre as empresas por mão de obra qualificada fica cada vez mais evidente a necessidade de manter dentro da corporação empregados qualificados e motiva-los constantemente a trabalhar de maneira eficiente e voltada para o crescimento da empresa.
Com a evolução dos estudos científicos sobre administração é notada a importância do conhecimento e aplicação das técnicas humanísticas no ambiente laboral. Manter um bom clima organizacional, fazer compreender a missão, visão e valores da empresa, conhecer os principais fatores motivacionais que estimulam a mão de obra, entre outros instrumentos, passam a serem fundamentais dentro das organizações.
Diante desse contexto, esta pesquisa busca analisar a partir de estudos teóricos e exemplos práticos através de análises de estudos de caso como o fator motivacional e clima organizacional podem interferir no desenvolvimento das corporações empresariais.
O objetivo principal

Relacionados