Pesquisa de clima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE REDENTOR
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA COM PESSOAS

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

GECILANE SEABRA
LAYLA FERREIRA CORVELLO

Itaperuna
2013

GECILANE SEABRA
LAYLA FERREIRA CORVELLO

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

Trabalho de conclusão de curso apresentado a Pós Graduação em MBA em Gestão Estratégica com Pessoas como requisito parcial para obtenção do......

ItaperunaAbril 2013
Colocar no verso ex Corvello, layla ferreira, 2013-.
Pesquisa organizacional, Curso de gestão Orientador Simone.,.......

Titulo: Pesquisa de Clima
Autor: Gecilaine Seabra e Layla Corvello
Natureza: Monografia
Objetivo: Titulo em Pós Graduação
Instituição: Faculdade Redentor
Área de Concentração: Recursos Humanos
Aprovada em:
Banca examinadora:___________________________________________
Prof.
Instituição: Faculdade Redentor

___________________________________________
Prof.
Instituição: Faculdade Redentor

___________________________________________
Prof.
Instituição: Faculdade Redentor







































Agradecimento em caixa alta no fim da paginaAGRADECIMENTOS


































RESUMO

Este trabalho é um estudo sobre pesquisa de clima, ferramenta utilizada para levantamento do índice de satisfação ou de insatisfação dos indivíduos no contexto organizacional. A atualidade requer uma postura que garanta a competitividade entre as organizações. A Gestão dePessoas se torna uma aliada nesta busca pelo crescimento organizacional. Procurando compreender melhor a própria organização, a pesquisa de clima surge como uma ferramenta para o diagnóstico e a tomada de ações necessárias para a busca pelo crescimento. Neste sentido, a pesquisa de clima tem condições de propiciar o crescimento organizacional, através do olhar diferenciado da realidade daempresa.




Palavras-chave: Pesquisa de Clima


















SUMÁRIO

































1-INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas precisam lidar com fatores que diversificam sua postura. A globalização, a alta competitividade, a demanda dos consumidores, entre outros aspectos,pontuam para os gestores uma necessidade de ações que garantam a competitividade das organizações e a longevidade no mercado.
O setor de Gestão de Pessoas, dentro deste contexto, deve se adaptar aos objetivos organizacionais, buscando atender às demandas externa e interna, executando ações que permitam o crescimento da própria empresa.
A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramentavoltada para análise desses fatores. Ela possibilita identificar possíveis vulnerabilidades no modelo de gestão de pessoas, permitindo a análise da satisfação, compromisso, atitudes, produtividade e motivação dos colaboradores na empresa e das demais pessoas que com eles interagem. Por meio desse diagnóstico, a organização poderá desenvolver um plano de ação visando minimizar os pontos de melhoria noambiente de trabalho.
Tendo em vista a pesquisa como um meio de fortalecimento do relacionamento interno e como um instrumento de mudança planejada, interferindo na cultura organizacional, foi identificado na UNICRED a necessidade de realizar essa pesquisa, como ferramenta de apoio à decisão, e fortalecimento do relacionamento interno, como um instrumento de mudança planejada, interferindo assim,nos resultados mais próximos da realidade da empresa, mais precisos e livres de influências ou pressões de quaisquer tipos.
Assim sendo, este estudo tem como objetivo analisar os resultados da pesquisa de clima organizacional aplicada na UNICRED e identificar os fatores críticos para a melhoria do clima, fator esse que reflete diretamente no comportamento organizacional.

2-OBJETIVO GERAL...
tracking img