Estudo de Caso - Obesidade

Páginas: 7 (1679 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2013
UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
CAMPUS DE MARECHAL CANDIDO RONDON – PARANÁ
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE









ESTUDO DE CASO – OBESIDADE












Trabalho apresentado à disciplina de Comunicação e Educação em Saúde, ministrada pelo professor Lair José Bersch.
Pós-Graduando: LAUDINEI KIELING.

willian ferreira chikazawaJulio










Entre Rios do Oeste, abril de 2007.


INTRODUÇÃO


A obesidade está se tornando um problema cada vez maior no Mundo, aumentando o número de pessoas obesas a cada ano. A modernidade, a falta de atividades físicas diárias, a alimentação inadequada, o comportamento emocional e os fatores genéticos, são alguns dos fatores que contribuem para o surgimento da obesidade.A falta de políticas na área da saúde, com a perspectiva, tanto de prevenção como no tratamento da obesidade, aumenta a prevalência no Brasil.
Modelos teóricos de como prevenir e tratar a obesidade já são de conhecimento da comunidade científica, porém há poucos estudos com relatos dessas experiências com humanos, isso porque programas desta natureza necessitam de recursos para viabilização dasatividades envolvendo equipes interdisciplinares, com a perspectiva de atendimento a comunidade em geral, seja na escola, nos postos de saúde, nas comunidades de forma geral.
A compreensão da obesidade começa com sua classificação; muitas vezes a expressão “obesa” é empregada erroneamente, isso porque apenas verificar por meio da balança o peso corporal e determinar se está ou não acima do pesonão é ideal. Existem várias técnicas para classificar uma pessoa com sobrepeso ou obesidade uma das formas mais simples é baseada no peso e na estatura do avaliado, determinando-se o IMC (Índice de Massa Corporal), utilizado com freqüência em adultos classificando-os com: peso normal (IMC 19-24,5kg/m2), sobrepeso (IMC 25-29 kg/m2) e obesidade (IMC > 30). Já para crianças e jovens estes pontos decorte não são válidos, podendo-se utilizar a tabela de classificação do IMC para jovens, do estudo realizado pela Força Tarefa Internacional para obesidade, da Organização Mundial da Saúde (OMS), que leva em consideração a idade, o sexo e a nacionalidade, Cole TJ; Belizzi MC; Flegal KM; Dietz WH, (2000).
A obesidade pode ser causada por diversos fatores, os quais devem ser levados em conta quandorelacionados ao controle e tratamento da obesidade juvenil, isso porque, se um destes fatores não for trabalhado (tratado) adequadamente, pode dificultar o sucesso no tratamento. Para Viuniski (2000), os fatores mais evidentes, podem ser classificados como: fatores endógenos (causas endocrinológicas, metabólicas ou genéticas) ou exógenos (fatores externos: hábitos alimentares, costumes, fatorespsicológicos, condição socioeconômica). Salbe e Ravussin (2002) complementam que a obesidade está ligada também a fatores ambientais (condição socioeconômica “escolaridade”, nível de atividade, nutrição e fumo), metabólicos (fatores genéticos, fatores metabólicos e endócrinos), e biológicos (gestação, idade, sexo e raça). Conhecidos os fatores determinantes da obesidade , há necessidade de se intervirpara promover mudanças, principalmente naqueles fatores modificáveis, como o nível da atividade física, hábitos alimentares, fatores psicológicos e condição socioeconômica.
No Brasil, programas de controle e tratamento da obesidade , principalmente em jovens, com uma abordagem interdisciplinar, são pouco conhecidos. Programas na perspectiva de informar, educar, motivar e modificar os hábitos depessoas com problemas de obesidade deveria ser uma função dos órgãos de saúde federal, estaduais e municipais, os quais poderiam utilizar pesquisas realizadas em universidades, como um ponto de partida para a criação e implantação de projetos para o controle e tratamento da obesidade


OBJETIVOS GERAIS


O problema de pesquisa proposto diz respeito a um “Programa para Orientação e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de caso obesidade e bariatrica
  • Estudo de Caso
  • Obesidade Infantil
  • Estudo de caso de obesidade
  • Estudo de Caso Paciente com Obesidade
  • CAUSAS E CONCEQUÊNCIAS DA OBESIDADE GRAU III EM UM ESTUDO DE CASO
  • Obesidade não é apenas um problema estético. estudo de caso de geni
  • Caso clínico de obesidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!