Obesidade Infantil - estudo de caso

Páginas: 10 (2473 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014
ESTUDO DE CASO
Obesidade Infantil
































O crescimento grosseiro de peso em crianças, assim como a incidência de elevado colesterol, vem preocupando os profissionais de Educação Física. A prevalência da obesidade é apontada como a segunda causa de morte no mundo, em pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde, 1997, que revelouque 300 milhões de pessoas obesas e 750 milhões apresentam sobrepeso. Em pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde no período de 1989 à 1997, nas regiões sudeste e nordeste do Brasil, foi verificado que esse fator aumentou de 11 para 15% nas classes sócio-econômicas de baixa renda; e, nesse mesmo estudo, atribuiu-se que cerca de 8% da população é obesa, correspondendo a 6,8 milhões de indivíduos.Mas nos dias de hoje a busca por qualidade de vida tem sido constante na maioria das propostas sociais. A melhor qualidade de vida depende de uma série de fatores, abrangendo, entre outros, a saúde, a atividade profissional, o lazer, os hábitos cotidianos, o estilo de vida, a atividade física, e hábitos alimentares entre outros. Os principais objetivos do presente estudo foram: caracterizar o quefavorece ao excesso de peso e obesidade; identificar e caracterizar as práticas de lazer e alimentação do adolescente.
A intenção de realizar este estudo surgiu após eu perceber a quantidade de alunos obesos que participam do Projeto Movidos Pelo Futsal, este que é um projeto ambicioso que tem por objetivo principal, a inclusão social e a construção da cidadania através do esporte, o futsal. Ostreinos são ministrados e acompanhados por cinco profissionais da área de Educação Física. A prática do Futsal inserida no campo da saúde compreende ações de orientações e práticas preventivas, contribuindo para a potenciação e a preservação das capacidades física, funcional e psíquico-social do participante, melhorando a qualidade de vida no âmbito do bem estar físico, psíquico e social doindivíduo, influenciando na formação da sua auto-estima, credenciando-o para uma melhor ação produtiva e participativa no âmbito do processo social.
Estudo de caso vai traçar o perfil de um menino de 10 anos, que mora com seus pais e que estuda na quarta série de uma escola municipal, que mede 1,48 cm e tem como peso corporal de 53 kg.





REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Para o fomento do trabalho,é importante diferencia os termo obesidade e sobrepeso que comumente são usados por leigos com a mesma significação. Segundo Wilmore em 2000, sobrepeso é definido como o peso corporal que excede o peso normal ou padrão de uma determinada pessoa, baseando-se em sua altura e constituição física. Já a obesidade refere-se à condição em que individuo apresenta uma quantidade excessiva de gorduracorporal. Nesses casos, a quantidade real de gordura corporal ou a sua porcentagem do peso total devem ser avaliadas.
Existem diferentes classificações para a obesidade. Anatomicamente, a obesidade pode ser localizada ou generalizada. O tipo localizado consiste no acumulo de gordura restrito a uma ou mais áreas corpóreas. Por sua vez, o tipo generalizado caracteriza-se pelo excesso de gordurahomogeneamente distribuído pelo corpo.
Morfologicamente, a obesidade, pode ser determinada ou classificada sob dois aspectos, considerando o número e tamanho dos adipócitos (células de gordura). Por hipertrofia em que há o aumento de volume ou acúmulo de gordura nesse tipo celular. Já a outra forma de determinação é a hiperplasia que constitui no aumento do número total dos adipócitos. O tecido adiposo éum tipo especial de tecido conjuntivo composto por células (adipócitos) separadas umas das outras por uma matriz de fibras colágenas e de finras elásticas amarelas. Ao atinge a maturidade, a pessoa não obesa atinge cerca de 30 a 50 bilhoes de células gordurosas, enquanto o obeso apresenta cerca de duas vezes adipócitos.
A palavra obesidade é derivada do Latim ob + edere, que significa comer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de caso obesidade e bariatrica
  • Estudo de Caso
  • Estudo de caso de obesidade
  • Estudo de Caso Paciente com Obesidade
  • Estudo de Caso
  • ESTUDO DE CASO HOSPITAL INFANTIL NEMOURS
  • CAUSAS E CONCEQUÊNCIAS DA OBESIDADE GRAU III EM UM ESTUDO DE CASO
  • Obesidade infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!