Estudo de caso nintendo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Pós-Graduação Lato Sensu

GESTÃO DE PROJETOS Gestão Estratégica e da Inovação

Tarefa 3 Estudo de Caso Nintendo

André Henrique Calça – TIA: 71258795

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Pós-Graduação Lato Sensu
1. INTRODUÇÃO
O trabalho faz o estudo de caso da empresa japonesa Nintendo analisando suas estratégias de negócio ao longo do tempo, desdeo início de suas atividades até os dias atuais, bem como os cenários do mercado de jogos eletrônicos ao longo do tempo.

2. INÍCIO DO MERCADO
O mercado de jogos eletrônicos domésticos se iniciou em 1972 com a fundação da Atari por Nolan Bushnell nos Estados Unidos. Como foi a primeira empresa a entrar neste segmento de mercado, a Atari foi responsável por desenvolvê-lo, e se beneficiou por nãoter concorrentes durante quase uma década. Eternizando vários de seus jogos como por exemplo o Pac-Man. Quando se iniciou a década de 1980, a Atari começou a apresentar sinais de que deixaria de reinar absoluta no mercado. A empresa se envolveu em grandes problemas que fizeram com que mais tarde a Atari praticamente fosse extinta do mercado. Dentre os principais problemas, podemos destacar:  Aempresa não dava os créditos da autoria de seus jogos aos seus programadores, o que fez com que vários de seus programadores e outros fundassem suas próprias empresas fabricantes de jogos, os chamados softhouses. A Atari passou a brigar judicialmente com as softhouses, deixando de lucrar com a venda de jogos e fazendo com que seus jogos diminuíssem de qualidade, pois um número menor deprogramadores (os da própria Atari) construía os jogos com o aval da empresa;  O lançamento de vários jogos eróticos, o que manchou a reputação da empresa frente à opinião pública;  A empresa enfrentou diversos protestos populares, com respeito aos seus jogos. Um deles, chamado Custer´s Revenge, chegou ao cúmulo de fazer apologia ao estupro. Analisando as 5 forças do mercado definidas por Porter, para aAtari em 1983:  Ameaças dos novos entrantes;  Poder de barganha dos fornecedores;  Poder de barganha dos compradores;  Ameaças de substitutos; e  Rivalidades entre os concorrentes. Podemos verificar que:  A ameaça dos novos entrantes fica forte devido à aparição de consoles clones de empresas oportunistas e das Sofhouses;  A força dos fornecedores era moderada, pois o aumento no preço dosilício dificultava a guerra de preços entre Atari e os produtos clones, pois o seu hardware custava mais;  O poder de barganha dos compradores fica forte com a entrada de concorrentes no mercado, que satura o canal de distribuição com uma avalanche de títulos e a maioria ruim;  As ameaças de substitutos era moderada, devido a popularização dos jogos de PC na Europa;  Rivalidade entre os concorrentesera no sentido em que denegriam a imagem dos consoles em geral.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Pós-Graduação Lato Sensu
3. A NINTENDO ENTRA NO MERCADO
Em 1984 chega ao mercado americano a empresa de origem japonesa Nintendo, que viria a ser a próxima líder de mercado do setor de jogos eletrônicos domésticos. A Nintendo possuía como força a associação com as softhouses, uma vez queestes sempre estavam em disputas com a Atari. A Nintendo possuía grande preocupação com os valores familiares, aprendendo com os erros dos jogos impróprios da Atari. A fraqueza da Nintendo era ser uma empresa nova no mercado, de origem japonesa, pois o Japão ainda não era conhecido naquela época como mantenedora de empresas de tecnologia de ponta e a Atari, de origem americana, já estava consolidadano mercado. E depois do grande fracasso da Atari em manter o mercado de videogames ativos, os lojistas apresentaram resistência ao vender o produto japonês, e a Nintendo teve que assumir todos os riscos da venda de seus produtos. A grande oportunidade da Nintendo foi se aproveitar do mercado de clientes decepcionados com os jogos da Atari. As ameaças a que a Nintendo estava exposta eram a...
tracking img