Caso nintendo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caso Nintendo
Administração Estratégica

O estudo de caso da Nintendo faz um análise das forças de Porter, desde sua entrada até hoje. A Nintendo viu uma grande oportunidade deentrar no mercado norte americano, quando a Atari começou a perder mercado, pela falta de uma boa estratégia. E também a indústria de video games era nova para e não possui muitosconcorrentes. E a Nintendo não tinha ameaça de novos entrantes no mercado.
A estratégia empresarial da Nintendo, para a entrada no mercado norte americano, foi se posicionar com os erros da Atari,que não dava créditos aos seus programadores de jogos e tinha jogos que manchavam sua reputação. Isso se tornou uma grande força para a Nintendo, porque se associou com os programadoresde jogos e obteve grande sucesso com os personagens de seus games. Logo começou a surgir concorrentes como a Sega. E a ameaça de novos entrantes aumentou com o surgimento do CD-ROM, quetinha a capacidade armazenar mais memória do que a fita produzida pela Nintendo, e era muito utilizado pelos computadores.
A Nintendo manteve, naquele momento, a fita porquedificultava a pirataria de seu produto, porém logo teve que se adaptar ao mercado. O mercado então se tornou competitivo com a aparição de novos concorrentes como a Sony, a Microsoft entreoutros. O Market-share da Nintendo foi diminuindo. O poder de barganha do consumidor era maior e o mercado foi evoluindo fazendo com que os a diferenciação dos produtos se tornasse algoessencial. A proposta da Nintendo foi a criação do Wii, que veio com um conceito diferente. O Wii mudou a visão de que quem utilizava o video game eram pessoas sedentárias, e fez jogos com quevocê pudesse se exercitar. Isto se tornou um grande diferencial da marca. Por meio dessa criação as pessoas poderiam se exercitar interagindo com outras pessoas sem sair de casa.
tracking img