Estudo de caso irc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CE NTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS

CURSO DE ENFERMAGEM

CLÍNICA MÉDICA

ESTUDO DE CASO

INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA

MANAUS-AM

OUT-2003

CENTRO UNIVERSITÁRIO NILTON LINS

CURSO DE ENFERMAGEM

ESTUDO DE CASO

INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA

Trabalho acadêmico realizado emcumprimento a Disciplina, Clinica Médica, desenvolvido pelas alunas Eliane de Araújo e Rosinete Lourenço, 5º período, turma EN15, sob a orientação da professora Aline Albuquerque.

MANAUS-AM

OUT-2003

ÍNDICE

Anamnese 04
Exames Realizados Pelo Paciente 05
Exames Com Resultados Alterados 05
Tratamento Realizado Pelo Paciente 06
Medicação Utilizada Pelo Paciente 06
Imunossupressores06
Antipertensivo 07
Diurético 07
Complicações 08
Fatores Relevantes 08
Fundamentação 09
Diagnósticos 10

ANAMNESE
 
V.R.B, 30 anos, amazonense, sexo feminino, solteira, estudou até o 1º grau completo, evangélica, Mora em casa de alvenaria no mesmo endereço ha 5 anos com os pais, tem dois irmãos mas são casados e moram em casa separadas. Tem dificuldade em fazer amizade pelo fato de sertímida. Adapta-se facilmente a lugares estranhos principalmente em hospitais, pois já ficou várias vezes internada. Exerce a profissão de cabeleireira, tem seu próprio salão o que supre seu orçamento, em caso de necessidades financeiras seus pais e irmãos estão sempre dispostos a ajudá-la, sua família é bastante unida. Dorme aproximadamente onze horas por noite, sem dificuldade para adormecer,portanto, não faz uso de medicação para esse fim, acorda com sensação de descanso e disposição o que normalmente lhe garante um dia tranqüilo. Nunca teve hábitos de exercícios físicos. Sua atividade de lazer preferida é a pesca, mas devido ao seu trabalho raramente tem tempo para pescar, vai sempre ao cinema e jantar fora com amigos. Não apresenta vida sexual ativa. É capaz de realizar seus cuidadospessoais como: banhar-se, vestir-se, fazer toalete e alimentar-se sem auxílio. Comunica-se bem e sem dificuldade, tem boa acuidade, usa óculos a 8 anos em todas as atividades. Não apresenta dificuldade para alimentar-se, gosta de comer todo tipo de alimento, mas devido ao seu diagnóstico atual é bem consciente que deve fazer muitas restrições, está se alimentando basicamente de frutas e verdurascozidas, ingere ± 2 litros de líquidos diário sendo ± 1 litro de H2O e 1 litro de sucos e leite. Elimina  ± 900 ml de diurese por dia com coloração amarela clara odor característico, sem resíduos, em relação a hábitos intestinais é ressecada evacua de 4 em 4 dias com muita dificuldade apresentando dor e as vezes até sangramento anal em pequena quantidade, as fezes é em média quantidade endurecidascom odor característico de coloração escura. Nunca apresentou vícios de cigarro, bebidas alcóolicas ou qualquer tipo de drogas. Não apresenta nenhum tipo de alergia.
Obs.: Nenhum outro membro da família não apresentou e no momento não apresenta nenhum tipo de doença e não foram submetidos a qualquer tipo de cirurgia.
No mês de outubro do ano de 200 (antes dessa data nunca tinha apresentado nenhumtipo de doença) começou a apresentar hipertensão importante, procurou o serviço de saúde e após realização de exames foi diagnosticada que estava apresentando falência renal dupla, durante um ano fez hemodiálise (3 vezes por semana), tratamento com anti-pertensivos  (Adalat e Clorana), dieta específica e controle hídrico , no mês de setembro do ano seguinte foi submetida a um transplante renal.Durante os próximos 5 anos tomou os medicamentos Imuran e Ciclosporina para prevenir a rejeição do transplante, nesse tempo a pressão mantinha controlada sem auxílio de antipertensivos, fazia exame de dosagem de uréia e creatinina quinzenalmente para controle e tinha uma vida normal. Em abril do ano passado começou a apresentar hipertensão importante, fez uma biópsia renal e foi diagnosticado...
tracking img