Estudo de caso icc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de caso

Disciplina:Saúde do Adulto Professora:Isabel Cristina Lemos Acadêmicas: Valdirene Gonçalves Nogueira Mônica Maria Lúcia Silva

Introdução:
Insuficiência Cardíaca O coração é um músculo formado por duas metades, a direita e a esquerda. Quando uma dessas cavidades falha como bomba, não sendo capaz de enviar adiante todo o sangue que recebe, falamos que há insuficiênciacardíaca.
A Insuficiência Cardíaca (IC) não é uma doença do coração por si só. É uma incapacidade do coração efetuar as suas funções de forma adequada como consequência de outras enfermidades, do próprio coração ou de outros órgãos.

A Insuficiência Cardíaca Congestiva pode aparecer de modo agudo mas geralmente se desenvolve gradualmente, às vezes durante anos. Sendo uma condição crônica, gera apossibilidade de adaptações do coração o que pode permitir uma vida prolongada, às vezes com alguma limitação aos seus portadores, se tratada corretamente.

As principais causas de insuficiência cardíaca são:


Doenças que podem alterar a contractilidade do coração. A causa mais frequente é a doença aterosclerótica do coração. Doenças que exigem um esforço maior do músculo cardíaco. É o queocorre na hipertensão arterial ou na estenose (estreitamento) da válvula aórtica que, com o tempo, podem levar à Insuficiência Cardíaca Congestiva do ventrículo esquerdo.





Doenças que podem fazer com que uma quantidade maior de sangue retorne ao coração, como o hipertireoidismo, a anemia severa e as doenças congênitas do coração. A insuficiência de válvulas (quando não fecham bem) podefazer com que uma quantidade de sangue maior reflua para dentro das cavidades e o coração poderá descompensar por ser incapaz de bombear o excesso de oferta.

Manifestações:


As manifestações de Insuficiência Cardíaca Congestiva variam conforme a natureza do estresse ao qual o coração é submetido, da sua resposta, bem como de qual dos ventrículos está mais envolvido. O ventrículo esquerdocostuma falhar antes do direito, mas às vezes os dois estão insuficientes simultaneamente.



Falhando o ventrículo esquerdo, o território que congestiona é o pulmonar. Isso explica a falta de ar, que de início surge aos grandes esforços, depois aos médios, terminando pela falta de ar mesmo em repouso. Com a piora surge a ortopnéia, a falta de ar quando deitado.



A pessoa podeacordar durante a noite devido a falta de ar o que a obriga a sentar para obter algum alívio. É a dispnéia paroxística noturna. Isso pode evoluir ainda para um quadro ainda mais grave de descompensação esquerda denominado de edema agudo de pulmão, grave, e que termina em morte se não tratado de urgência.

Órgãos afetados na ICE:



Falhando o ventrículo direito surge o edema, ou oprincipalmente das pernas e do fígado, além de outros órgãos, tudo provocado pelo acúmulo de líquidos nesses órgãos.

Órgãos afetados na ICD:

Diagnóstico: O diagnóstico é feito através de um exame clínico:  Ausculta cardíaca (sopros)  Ausculta pulmonar (chiado)

Pontos Ausculta cardíaca:











Foco aórtico: localizado no 2º espaço intercostal direito (2º EICD), junto à margemdo esterno. Foco pulmonar: localizado no 2º espaço intercostal esquerdo (2º EICE), junto à margem do esterno. Foco tricúspede: localizado no 4º espaço intercostal esquerdo (4º EICD), junto à margem do esterno. Foco Aórtico Acessório: localizado no 3º espaço intercostal esquerdo (3º EICE), junto à margem do esterno. Foco Mitral: localizado no ápice, ou ictus cordis, no 4º e 5º espaços intercostaisesquerdos entre a linhas mamilar e para-esternal.

Pontos ausculta pulmonar:

Pode, ainda, utilizar exames complementares como:  Radiografia de tórax (que visualiza o aumento do coração).  Ecocardiografia (que mostra o coração em funcionamento, podendo ser visualizada a insuficiência cardíaca mais detalhadamente), entre outros

Histórico de Enfermagem:


A.G.B. sexo masculino,...
tracking img