Propriedades coligativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando fazemos a análise química de um líquido em estado puro e da solução desse mesmo líquido e constatamos que houve mudanças no comportamento do líquido devido à presença do soluto, dizemos queocorreram mudanças nas propriedades coligativas desse líquido. Um exemplo: quando dissolvemos sal na água e aquecemos a solução, essa entra em ebulição mais lentamente do que a água pura.
As soluçõespodem ser moleculares quando as partículas encontradas são moléculas e iônicas quando as partículas encontradas são íons.
As propriedades coligativas são propriedades que se originam a partir dapresença de um soluto não-volátil e um solvente. A intensidade da ocorrência dessas propriedades varia de acordo com a quantidade de partículas encontradas na solução. As mudanças sofridas por um líquidoque contém um soluto não-volátil, também chamadas de efeitos coligativos, são:

Ebulioscopia: O ponto de ebulição do líquido aumenta, é o estudo da elevação da temperatura de ebulição do solventenuma solução.

Sua fórmula é: Δte = Te2 - Te, onde:
Te = temperatura de ebulição da solução
Te2 = temperatura de ebulição do solvente

Tonoscopia: Ocorre uma diminuição na pressão de vapor dolíquido. Essa propriedade estuda o abaixamento da pressão máxima de vapor de um solvente quando lhe é adicionado um soluto não-volátil.

Sua fórmula é: Δp = P2 – P, onde:
P = pressão de vapor da soluçãoP2 = pressão de vapor do solvente

Crioscopia: Estuda a diminuição do ponto de congelamento de um líquido causado pelo soluto não-volátil. Sua fórmula é: Δtc = Tc2 - Tc, onde:
Tc = temperatura decongelamento da solução
Tc2 = temperatura de congelamento do solvente

Osmoscopia: Estuda o surgimento da pressão osmótica de soluções. O aumento da pressão osmótica ocorre quando duas soluções domesmo solvente são divididas por meio de uma membrana semipermeável que resulta em soluções de mesma concentração.

Sua fórmula é: π = [soluto] . R . T. i , onde:
π = pressão osmótica
t =...
tracking img