Estudo de caso ibm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRATICAS INVESTIGATIVAS DA ESGT I
ESTUDO DE CASO IBM

IBM

Rio de Janeiro, out. 2011
1. INTRODUÇÃO

O caso a ser apresentado aborda a tentativa da IBM (International Business Machines) de iniciar uma mudança organizacional profunda, como reação aos prejuízos que têm ocorrido na empresa, mudanças essas baseadas no conceito Market Driven Quality, sua política de qualidade.
Háalguns anos, a IBM vem enfrentando dificuldades bem grandes: 1991 foi o primeiro ano desde 1946 em que a empresa não cresceu, suas vendas caíram mais de 5%, sendo este o primeiro déficit de sua história.
Habituada durante anos a ser uma empresa que tinha quase o monopólio de sua área de atuação, sendo líder dos mercados em que participava, a IBM desenvolveu uma cultura organizacionalextremamente forte, sendo uma organização consciente de seu poder no mercado, da força de sua imagem. A significativa queda de suas vendas, bem como o grande prejuízo de 1992, acima de 4 bilhões de dólares, provocando inclusive a saída de seu chairman, Jonh Akers, são fatos que vêm provocando inúmeras modificações na empresa, inclusive em seus valores organizacionais. Este estudo de caso analisa algumas dasmudanças organizacionais propostas desde 1991, ainda na presidência de Akers, ou seja, a criação da chamada “Nova IBM” com a implementação da política Market Driven Quality.
A IBM (Internacional Business Machine) com seus recéns completados cem anos de existência passou por grandes problemas financeiros devido a má administração de sua cúpula administrativa, devido a diversos fatoresnegativos que contribuíram para a queda da empresa na época de 90.
Com uma historia de sucesso, a IBM passou a amargar profundamente uma época de descontentamento por parte de seus clientes e a quase falência. Acompanhando o mundo tecnológico chegou a uma época em que a empresa parou no tempo e acabou sendo superadas por suas concorrentes e não conseguiu mais crescer no segmento propriamente ditodos computadores pessoais (PC’s) , mais após uma reestrutura em toda as áreas da corporação e a chegada de uma pessoa que conseguiu colocar a empresa “nos trilhos” , a IBM voltou a crescer e a ocupar um espaço no mercado da tecnologia do qual nunca deveria ter saído e atualmente esta presente ate mais que antes no dia-a-dia da população mundial.
Ao decorrer do trabalho iremos apontar ediscutir fatos negativos que levaram a empresa a quase quebra e os fatos positivos que foram tomados por sua cúpula administrativa que colocou de volta o trem da Big Blue nos trilhos certos.

2. DESENVOLVIMENTO

A crise da IBM levou a um prejuízo de bilhões em 1992, ao qual a organização tinha uma grande dificuldade em atender ao mercado de acordo com a evolução de novas tecnologias.Apostando nos Mainframes, a organização não visualizou que a necessidade da época eram os PC’S, e com isso não houve desenvolvimento, muito pelo contrário, a IBM marchava rapidamente para a falência, e ainda sofria a ameaça de ser retaliada num conjunto de empresas menores, ou seja, corria o risco de fechar as portas pela perda de tanto dinheiro. E diante dessa situação, com sua credibilidade afetadapelos seus principais clientes, a maioria de seus dirigentes e o próprio mercado decidiam que a IBM não poderia sobreviver como uma única empresa, propondo seu desmembramento.
Eis que surge uma arriscada e retumbante operação de resgate, ao qual Louis V. Gerstner Jr. Assume a presidência em 1993, com coragem, talento e anos de trabalho duro, não só revertendo o desastre, como Catapultando aempresa novamente à liderança no ramo de tecnologia da informação, através de sua decisão de reintegrar as divisões da corporação, priorizando os serviços e produtos, livrando a companhia da beira de um desastre financeiro, ao qual continua ligado à IBM como consultor, e sua administração continua presente nos dias atuais direcionando o rumo da empresa.
Na época da crise, existiam vários...
tracking img