Resumo unidade ii profuncionario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE 2
Linguagem, práticas culturais e educação.

RESUMO

Nós humanos somos os únicos seres que utilizam a linguagem, a palavra e escrita para nos comunicar. Mas nem todo o ser humano consegue interpretar ou entender um texto, uma leitura,um artigo, isto depende da maturidade intelectual própria de cada um, por isso algo escrito numa linguagem conotativa ou denotativa é entendidade várias formas, mas na linguagem formal e dentro da norma culta deve ou deveria ter o mesmo entendimento por todos, daí a necessidade da educação formal, sem esquecer da educação cotidiana .
Esta unidade trata de como o ser humano constrói o seu mundo através da linguagem, das práticas culturais, simbólica e de linguagem, pois toda prática social revela a comunicação, a simbolizaçãointer-relacionando entre si e como o devir humano. Através da linguagem temos condição para a vida sociocultural , isto é o contato com outros sere humanos.
A leitura nos revela palavras novas,e devemos buscar o seu significado, ler para entender, e sobre tudo ler para efetuarmos uma reflexão sobre as ideias do autor, através da argumentação, obtemos respostas, isto também ocorre no mundo daescola. A escrita,a linguagem, nos revela símbolos, que são desvendados pela leitura, pela interpretação, e nos revela a expressão de um pensamento, assim quando lemos um livro podemos sonhar, viajar, adentrar no mundo em que o escritor deseje e fazer o nosso próprio mundo.
O devir humano surge, pela comunicação quer pela linguagem, seja simbólica ou formal, que ocorre com outro ser humano, na vidasociocultural, o que o autor chama de mundo simbólico, quando lemos criamos um mundo, cada ser com o seu mundo. Platão dizia que a palavra pode ser tanto remédio, quanto veneno, pois os significados são construídos na e pela linguagem e podemos perfeitamente enganar ou ser enganados por ela. A linguagem emancipa e ao mesmo tempo pode alienar, quando nos tornamos “papagaios”, pela repetição dasideias dos outros e não desenvolvemos o nosso pensamento, segundo o autor.
Uma linguagem simbólica é aquela em que na hora do recreio, é representada de formas diferentes, para alunos,professores e funcionários, cada um tem seu signo e por tanto sua forma única de interpretação.
Um exemplo de linguagem simbólica é a palavra literária,(conotativa), pois é carrega de emoções e sons, ela nosfaz viajar a locais onde a imaginação atingir, ouvir sons inimagináveis no mundo real(denotativo). EX: “E aqueles que foram vistos dançando,foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música.” (Friedrich Nietzsche)

LINGUAGEM: Conceito e elementos


pensamento
Linguagem homem sentimentoemoções fundamental na vida social
interesses
vontades
atos

Segundo o autor a linguagem é e não é natural dos homens, pois o devir humanotem elementos naturais e culturais, quer dizer há fatores biológicos, escutar, emitir sons, ler escrever, que não garantem a compreensão do som, palavra,realização ou ação, pois pessoas com algum problema também relacionam-se com outras formas de linguagem.. Pois os surdos mudos utilizam a linguagem de sinais (LIBRAS).
Ainda segundo o autor a linguagem: simbolizasignifica

registra
para que os outros saibam.
Ao observarmos o recreio cada indivíduo, terá em mente uma significação própria, individual, cuja as impressões nós simbolizamos. Por isso...
tracking img