Tge e ciencia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho escrito: Ciências Políticas e Teoria Geral do Estado.

Professora *****
Acadêmica: *****
Turma: 2º p “C”

CIÊNCIA POLITICA

E o estudo dos sistemas políticos, das organizações políticas e também dos processos políticos, envolve também o estudo da estrutura e dos processos de governo. De modo geral, tudo que abrange a organização humana ou que tente assegurar a segurança, ajustiça e os direitos civil.
E um estudo bem complexo, pois analisa o Estado, a soberania, a hegemonia, os regimes políticos, os governos, analisa também a historia da política desde o principio ate os dias de hoje e a influencia que ela tem sobre a sociedade. O estudo baseia-se na existência de uma disciplina que consiga sistematizar os processos, movimentos e instituições políticas, isto é, osfenômenos políticos. Esse estudo facilita para uma melhor compreensão dos sistemas políticos.
Para a grande maioria dos doutrinadores, eles são pessoas jurídicas de direito publico interno. “ Revestem-se de aspecto jurídico-formal e condicionam-se a disciplina traçada pelo estado” , reconhece Sahid MALUF. Dalmo de Abreu DALLARI, por sua vez, chega a dizer que “quanto à natureza dos partidos, não há,praticamente, divergências, estando superada a idéia de que sejam pessoas jurídicas de direito privado”.
Em nosso País, ante o silencio da constituição de 1969, coube a uma lei complementar, a lei orgânica dos partidos políticos (lei nº 5.682/71, de 21.07.71, art 2º) definir-lhes a natureza jurídica de direito publico interno.
Entretanto, a atual constituição brasileira houve por bem adotar umnovo e inesperado entendimento, segundo o qual os partidos políticos adquirem “personalidade jurídica na forma civil” ... (art. 17, § 2º). Isto obrigou a nova lei orgânica dos partidos políticos (lei n° 9.096/95, de 19.09.95, art. 1º) a redefinir os partidos políticos no Brasil, como sendo pessoas jurídicas de direito privado,contrariando, desse modo, uma tendência doutrinário universal.
O sistemarepresentativo é, antes de tudo, o sistema que possibilita ou viabiliza o regime democrático.
A democracia pode ser entendida como sendo o governo do povo em nome da nação e para o bem da população. Ora, se o povo não pode governar direta e pessoalmente, só lhe resta, como única alternativa possível, fazê-lo por intermédio de representantes.
Sistema representativo é, então, o sistema pelo qualo povo governa por meio de representantes eleitos para o desempenho de funções publicas, mediante mandato político.
Os partidos políticos são entidade recentes. Suas origens, nos entanto emergem de épocas remotas, particularmente da Grécia Clássica e de Roma Antiga. Sã facções políticas que congregam em torno de si mesma algumas crenças e idéias, pelas quais lutam, procurando, assim, conquistar opoder ou, pelo menos, influenciar o governo dele receber benefícios.
Na idade media, tais facções, de mentalidade sectarista, também se mostram comuns, a exemplo dos guelfos e gibelinos, na Alemanha. Durante séculos lutaram entre si, os guelfos em favor do papa e os gibelinos, do imperador.
Mas, os partidos políticos propriamente ditos, de traços e feições modernas, só começam a despontar naInglaterra do século XVII, ou para ser mais preciso, de 1680, quando os “whigs”, portadores e defensores de idéias liberais, opuseram ais “tories”, conservadores e seguidores do absolutismo real.
O próprio termo partido e empregado pela primeira vez em meados do século XVIII, em 1741, quando David HUME publica seus ensaios políticos. Contudo, e a partir de 1770, com Edmund BURKE, que tem inicio asistematização doutrinaria dos partidos políticos.
No que toca a posição política, por exemplo, os partidos podem ser direitistas, se conservadores ou tradicionalista; esquerdistas, se transformadores ou revolucionários; e centristas, se, ai escapar de ambos os extremos, caminham pelo meio dos dois antagonismos, promovendo um exercício moderado ou equilibrado pó poder político. No que se...
tracking img