Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1443 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biologia da Conservação
Dr. Gisele Lobo Hajdu Departamento de Genética Email: glhajdu@uerj.br

O que é biologia da conservação? Éa CIÊNCIA da ESCASSEZ e da DIVERSIDADE

Biologia da Conservação
Usa princípios da: 1) Ecologia, 2) Genética de Populações, 3) Biologia de Populações e, 4) Sistemática e taxonomia para descrever a diversidade biológica e formas de conservação desta.

Biologiada Conservação
Também emprega: 1) economia e direito (leis), 2) conceitos filosóficos, 3) dados antropológicos e, 4) dados sociológicos. Para entender os efeitos da atividade humana na diversidade de espécies e habitats (Dan Simberloff).

Biologia da Conservação
NÃO é ambientalismo. NÃO é ativismo político sobre a economia global. NÃO é uma religião. É muito difícil divorciar esses temasda biologia da conservação.

Quem são os Conservacionistas?
Um conservacionista é uma pessoa que advoga ou pratica o uso sensato e cuidadoso das reservas naturais. Engenheiros florestais que usam prudentemente as árvores e fazendeiros que praticam o uso sábio do solo e da água são conservacionistas.

Preservacionistas
Um preservacionista advoga a autorização para que algumas terras ecriaturas existam sem interferência humana. A maioria das pessoas aceita a idéia que conservação envolve demarcar uma certa quantidade de terras como parques e manter certas espécies sem utilizá-las.

Ambientalistas
Um ambientalista é alguém que se preocupa com o impacto das pessoas na qualidade ambiental. A poluição do ar e da água; a superpopulação humana e o uso inapropriado das reservas sãopreocupações urgentes. Existe uma grande sobreposição de pontos de vista entre ambientalistas e conservacionistas.

Ecologistas
Tradicionalmente, um ecologista é um cientista que estuda as relações entre os organismos e seus ambientes. Freqüentemente, a palavra ecologista é utilizada na imprensa popular como sinônimo para ambientalista, visto que muitos ecologistas fornecem as bases científicaspara o movimento ambientalista.

Origens da Biologia da Conservação
As origens da biologia da conservação podem ser conectadas com as origens das crenças religiosas e filosóficas. Em muitas religiões, pessoas são vistas em conexão física e espiritual com as plantas e animais. Exemplos: Taonistas, Xintoístas, Hindus, Budistas, e filosofias nativas da África, América e Polinésia.

Origensda Biologia da Conservação
Entretanto, os europeus acreditavam nas filosofias Cristão-Judaica onde Deus instruiu Adão e Eva para: “Sede fecundos e tornai-vos muitos e enchei a Terra, e sujeitai-a; e tende em sujeição toda a criatura vivente que se move na Terra” (Gênesis)

Origens da Biologia da Conservação
Assim, as pessoas prosseguiram e converteram a natureza em posses o mais rápidopossível. Esse ponto de vista justifica quase todo o uso das terras e implica que deixar terras improdutivas é um uso indevido do presente de Deus, o que era considerado estúpido, diabólico e um desperdício.

Origens da Biologia da Conservação
Essa visão antropocêntrica (centrada no homem) da natureza levou a exploração e degradação de vastos recursos naturais em regiões colonizadas por europeus. Asriquezas e benefícios foram usurpados pelos poderes nas colônias, enquanto as necessidades dos não-europeus era ignorada.

Origens da Biologia da Conservação
Alguns cientistas observadores, especialmente aqueles trabalhando em pequenas ilhas, perceberam que a proteção das matas era necessária para prevenir a erosão dos solos, manter o suprimento de madeira, e prevenir a escassez dealimentos. Mudanças dramáticas nos números da vida selvagem levaram a fundação de diversas sociedades de preservação.

História da Biologia da Conservação
Um incontável número de espécies foi prematuramente extinto, ciclos hidrológicos e químicos foram desequilibrados, bilhões de toneladas de solo superficial foram perdidos, a diversidade genética foi erodida, e o clima do planeta foi perturbado....
tracking img