Estudo de caso: eurotunnel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|Nome do Estudo de Caso |
|Eurotunnel – De olhos bem abertos |

|Descrição e Respostas das Perguntas sobre o Estudo de Caso|

1) Quais são as contribuições relativas das incertezas sobre o projeto (tanto de mercado quanto da tecnologia para resolver os problemas) e do alinhamento comportamental de todos os envolvidos por meio dos contratos para o desempenho do projeto?

R: O projeto do Eurotunnel possui incertezas de duas espécies: As incertezas de mercado e as incertezastecnológicas. As incertezas de mercado dizem respeito à viabilidade do projeto e sua utilização. Questões como quanto do transporte realizado hoje por via ferroviária passaria a ser realizado pelo túnel, quais os benefícios em termos de menor tempo de travessia, qual a demanda de passageiros e quanto estariam dispostos a pagar, são questões de difícil resposta e que geram grandes incertezas quanto ao retornodo capital investido. Cabe mencionar também que a maior parte do capital empregado foi proveniente de empréstimos bancários que gostariam de ver seus riscos minimizados. As incertezas tecnológicas são decorrentes do ineditismo do projeto, pois nunca se tinha construído um túnel submarino de tamanha extensão e por mais que no momento da concorrência tais fatores fossem levados em conta, nãoexistia um detalhamento tão grande do projeto que pudesse prever todos eles. Isto ocorre com frequência nas concorrências, pois o levantamento de todos estes fatores apresenta um custo muito elevado, sendo muitas vezes relegado em segundo plano neste momento, no qual a prioridade é vencer a concorrência.
Além disso, não se pode deixar de lado a questão da topografia e geologia no desempenho doprojeto. Toda aquela dificuldade, incertezas e risco no âmbito geológico, principalmente do lado francês (onde houve problemas de infiltração logo no início das escavações), forçaram as mudanças no escopo inicial do projeto e possibilitou buscar novas soluções, contribuindo para o alinhamento comportamental dos envolvidos.
Algumas questões que envolveram o financiamento do projeto, não podemficar de fora das incertezas. No final das contas os dois governos tiveram que arcar com custos adicionais, já que o orçamento foi dilatado.

2) Explique, dentro de um contexto mais amplo, se existem outros motivos para o alinhamento comportamental de todos os envolvidos do que meramente um fator relacionado aos contratos.

R: O contexto mais amplo existente entre todos os envolvidos é o sonhode ligar a Inglaterra ao continente europeu. Questões históricas, guerras passadas, o domínio de Napoleão no século XIX, a 2ª Guerra Mundial, o sistema econômico reinante na década de 1980 e a Guerra Fria são fatores que levaram os atores envolvidos no projeto a sempre brigar por uma “fatia maior do bolo”, a minimizar seus prejuízos, mas nunca a desistir do projeto. Apesar do enorme aumento doscustos inicialmente previstos (praticamente dobrou), da necessidade de cada vez novos financiamentos, e das constantes disputas entre o cliente e a contratada, muitas vezes sendo decidida por arbitragem, a obra não parou e foi concluída com 1 ano de atraso, o que face aos 7 anos previstos inicialmente não pode ser considerado um fracasso. O Eurotunnel, do ponto de vista da rentabilidade doinvestimento, não pode ser considerado um bom investimento. Mas existiam valores não tangíveis neste projeto, que a despeito de todas as dificuldades financeiras e de disputas contratuais, tornou o projeto uma realidade, sendo um dos projetos de engenharia, custeado com recursos privados, mais caros do mundo.
Ambos os países tinham interesse no túnel e seriam os principais utilizadores dessa...
tracking img