Estudo de caso - empresa orion

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Para que uma empresa se mantenha lucrativa e sólida é primordial que tenha excelência na prestação de seus serviços e qualidade no atendimento. Uma organização que não consegue gerir bem seus recursos sejam eles físicos, financeiros, humanos ou mercadológicos, de modo a alcançar a satisfação total de seus clientes, está sujeita a ser extinguir do mercado.
É comum que as empresaspassem por momentos difíceis por distintas circunstâncias: não se desenvolver adequadamente; não conseguir inovar nos produtos e na prestação de serviços; conflitos entre funcionários entre outros. Por isso vem à importância de uma administração de qualidade, composta por profissionais comprometidos e capazes de gerenciar e solucionar os problemas mesmo em meio a crises, de modo a transformar asameaças em oportunidades desenvolvimento.
A organização em estudo encontra-se em fase de crescimento e precisa estar preparada para possível expansão, mas para pensar em nisso é necessário sanar primeiro as deficiências que vem enfrentando e saber administrar corretamente seus recursos, para além de apresentar um bom produto, conhecer bem as necessidades de seus clientes em potencial a prestar umserviço de qualidade. Diante disso, o presente trabalho terá como objetivo estudar a empresa Ômega, sua estrutura física, financeira hierárquica, seus pontos fortes e fracos de modo a apresentar soluções de melhoria nos processos de gestão, suporte e atendimento, marketing, organização, prazos, entre outros.













PARTE 1

1 Pela análise dos pontos fracos, você percebeu quenão existe na empresa a área de marketing. Baseado nisso, responda:

a) Quais os problemas que a empresa pode vir a enfrentar operando sem a área de marketing?

• Perda de clientes – principalmente pelas deficiências em atendimento, pelo fato não possuir de uma equipe bem treinada e com autonomia suficiente para atender e dar suporte ao cliente sempre que necessário.
• Perda de credibilidade– pela falta de comprometimento, desorganização e cumprimento de prazos e compromissos.
• Insatisfação de clientes – pela falta de um bom relacionamento com a empresa.
• Dificuldade em negociação – pelo fato de não haver uma equipe comercial treinada para negociar prazos de acordo com o a empresa pode cumprir.
• Perda de mercado – por não conhecer bem seus principais concorrentes

b) Quaisos argumentos você utilizaria para que os sócios implementassem uma área de marketing em sua estrutura ?
A implementação de um departamento de marketing poderia ajudar a empresa a elaborar uma estratégia comercial para sanar os problemas descritos acima e promover:

• Melhoria no relacionamento com os clientes
• Credibilidade e confiança do cliente na empresa
• Melhoria no atendimento, comuma equipe com poder de persuasão e negociação
• Visão ampla de modo a conhecer as tendências de mercado e a concorrência
• Satisfação dos clientes
• Agregação de valor ao serviço
• Pesquisas de satisfação


2 A empresa é uma prestadora de serviços e em organizações desse tipo, o relacionamento com o cliente é muito importante.

a) Quais as diferenças fundamentais entre um bem e umserviço?

Existem várias características que distinguem os bens dos serviços, a maioria delas se dá pela:
 intangibilidade – algo que não se pode tocar , desempenhos ou ações e não objetos.
 inseparabilidade – enquanto os bens são os bens são primeiramente produzidos depois vendidos e então consumidos, os serviços são vendidos primeiro e então produzidos e consumidossimultaneamente.
 Heterogeneidade – refere-se ao potencial para o desempenho do serviço variar de uma transação de serviço para a seguinte.
 Perecibilidade – significa que os serviços não podem ser guardado, a capacidade do serviço não utilizada não pode ser reaproveitada e os próprios serviços não podem ser estocados.

Geralmente quando as pessoas adquirem produtos, inclusive os bens, estão buscando...
tracking img