Estudo de caso orion equipamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






































curso de bacharelado em administração
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO









































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 8
3 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
ANEXOS 16
Figura 2 – Demonstrativo de Resultados do Exercicio 17INTRODUÇÃO

Neste 5º semestre a produção textual sugerida pelos nossos professores, foi o estudo de caso da Orion Equipamentos Eletrônicos visando à compreensão e contextualização das matérias apresentadas, como análise SWOT, um pequeno diagnóstico organizacional da empresa, avaliando a sua situação atual diante da pequena crise em que vive no momento atual, faremos sugestões para saída dacrise, elaborando um pequeno plano de ação para lançamento de um novo produto, a empresa não possui no seu quadro atual um gerente de RH e faremos um breve relato sobre o que absorvemos das etapas do processo de Recrutamento e Seleção e apresentação do Balanço Patrimonial e DRE da Orion com uma análise vertical dos relatórios.
1.1 - Estudo de Caso:Orion Equipamentos Eletrônicos


Mônica Menezes e José Paulo Monteiro são sócios de uma empresa
especializada na fabricação de equipamentos de áudio. A empresa foi inicialmente criada em 1980 no Paraná por Frederico Menezes, um imigrante italiano, sob o nome de “Império Menezes”, um fabricante de gramofones e discos. A empresa se desenvolveu solidamente em um mercado emampla evolução no país. Seguiram-se algumas fusões e aquisições, sendo a principal em 1995 quando a marca "Menezes" foi introduzida e a empresa tornou-se "Aparelhos Acústico-Elétricos Menezes". A marca Orion foi criada em 2000, quando a empresa original fundiu-se com "Eletro Áudio Monteiro" resultando na “Orion Aparelhos Eletrônicos”.
A empresa tem como linha de atuação fundamental ainovação e
qualidade de seus produtos. Esta linha se traduz internamente por buscar potencializar a capacidade técnica profissional de cada empregado com liberdade e criatividade.A estrutura da empresa é baseada em uma estrutura matricial, de modo a combinar equipes de trabalho multidisciplinares e as áreas funcionais especializadas. Com isso, a estrutura é projetada para promover a inovação edar condições à companhia de operar de forma flexível em um ambiente competitivo e dinâmico.
A empresa conta com quatro assessorias especializadas: Gestão da
Qualidade, Responsabilidade Sócio-Ambiental, Tecnologia da Informação e Jurídico. A estrutura conta ainda com três vice-presidências: Marketing, Produção/Operações e Administrativa/Financeira. Mônica, formada em Administração, é avice-presidente e Marketing e José Paulo, Engenheiro Eletrônico é o vice-presidente da área Produção/Operações. A vice-presidência Administrativa/Financeira fica a cargo do cunhado de Monica, Luis Eduardo, que é formado em Agronomia.
A empresa possui 1.000 funcionários, sendo que as áreas de
Produção/Operações e Administrativa/Financeira são as maiores em termos quantitativos. Em quatro anos a empresaaumentou em 10% seu tamanho, figurando entre as maiores do setor e considerada em 2009 como uma das melhores empresas para se trabalhar de acordo com a Revista Exame.
Ocupando uma área de 8.000 metros quadrados e localizada no Pólo Industrial Monteiro, a empresa conta com modernas e amplas instalações que são capazes de absorver a atual capacidade de produção, bem como garantem as necessidadesfuturas de ampliação.
Vamos conhecer agora a situação atual da empresa!
Situação atual na área de produção/operações:
A área de produção/operações sempre foi o ponto forte da fábrica. A qualidade dos produtos da empresa é superior aos da concorrência e os clientes sempre elogiaram muito o fato de a empresa cumprir os prazos de entrega dos equipamentos, e também o acabamento dos produtos...
tracking img